livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras

sumarioIntroduçãoHistóriaEvolução
ContemporâneosDesenhosPosesDicasMovimentosDiferençasSutilezasErrosOssosArticulaçõesMúsculosCabeçaOssosMúsculosFaceOssosMúsculosBocaNarizPálpebrasOlhosMastigaçãoOrelhaPescoçoTroncoEsqueletoMúsculosMembro superiorEsqueletoMúsculosBraçoMúsculosAntebraçoOssosMúsculosMãoOssosMúsculosCintura pélvicaOssosMembro inferiorOssosMúsculosCoxaMúsculosPernaOssosMúsculosPéOssosMúsculos

GlossárioBibliografiaColaboradoresVídeos


Músculos do pé

O pé apresenta músculos situados sobre o seu dorso (dorsais) e sob a planta do pé (plantares).

Músculos dorsais do pé

Músculo EXTENSOR CURTO DOS DEDOS
Pequeno músculo que se origina na superfície dorsal, na região lateral do calcâneo, adiante do maléolo lateral. Seus feixes finos se direcionam e inserem na margem lateral dos tendões do músculo extensor longo dos dedos, na região das articulações metatarsofalângicas do segundo, terceiro e quarto dedos. Auxilia o músculo extensor longo dos dedos, na extensão dos dedos.

Músculo EXTENSOR CURTO DO HÁLUX
Origina-se na região dorsal do calcâneo, adiante do maléolo lateral e no retináculo inferior dos músculos extensores, ao lado medial do músculo precedente. Seu corpo se direciona ao hálux e se insere na base da falange proximal deste dedo. Estende o hálux (dedão do pé).

Músculos plantares
A região plantar do pé é recoberta por aponeuroses que recobrem grande parte da superfície do pé. Logo abaixo desta aponeurose, podemos ver os músculos durante a dissecação.

Músculos INTERÓSSEOS DORSAIS
Como diz o nome, são pequenos músculos situados entre os ossos, portanto, não são visíveis na superfície do corpo. Originam-se sobre as faces laterais dos metatarsos, e seus corpos musculares se desenvolvem nos espaços existente entre esses ossos. Terminam por finos tendões sobre as faces laterais das falanges proximais, exceto sobre o hálux. Colaboram na abdução dos dedos do pé.

Músculos INTERÓSSEOS PLANTARES
São pequenos músculos, situados em profundidade sob a planta do pé, que se originam no lado medial dos 3o , 4o e 5o metatarsos. Seus corpos acompanham estes ossos até se inserirem sobre a base medial da primeira falange dos mesmos dedos. São adutores dos dedos onde se inserem e flexionam as primeiras falanges.

Músculos LUMBRICAIS
São quatro músculos, mais superficiais que os precedentes, que se iniciam a partir dos tendões do músculo flexor longo dos dedos, se desenvolvendo no espaço entre estes tendões. Inserem-se sobre a base das falanges proximais dos quatro dedos, com exceção do hálux e aponeuroses correspondentes. Flexionam as falanges proximais e estendem as duas outras falanges.

Músculo FLEXOR CURTO DOS DEDOS
É um grupo superficial formado por três músculos, que se originam do processo medial da tuberosidade do calcâneo e da aponeurose plantar, pela qual é envolvida. Divide-se em quatro tendões que vão se inserir sobre as falanges médias dos quatro dedos menores. Na região da cabeça dos metatarsos, cada um desses tendões se bifurca, deixando passar entre eles, os tendões do músculo flexor longo dos dedos. Flexionam a segunda falange dos quatro dedos menores.

Músculo ABDUTOR DO DEDO MÍNIMO
Origina-se do processo lateral da tuberosidade do calcâneo e da aponeurose plantar, sendo o músculo que delimita, com seu corpo alongado, a borda plantar externa do pé. Insere-se na região lateral da base da falange proximal do dedo mínimo. É abdutor do dedo mínimo e reforça o arco do pé.

Músculo ABDUTOR DO HÁLUX
Seu corpo muscular delimita a região medial plantar do pé, ou seja, o lado interno do calcanhar. Tem origem no processo medial da tuberosidade do calcâneo e da aponeurose plantar. Insere-se na parte medial da base da falange proximal do hálux. É abdutor do hálux, reforçando o arco longitudinal do pé.

Músculo FLEXOR CURTO DO HÁLUX
Origina-se sobre as faces plantares da articulação entre os ossos cubóide e cuneiforme lateral, e sobre o ligamento plantar longo. Seu corpo muscular avança, separando-se em dois feixes, que vão se inserir em ambos os lados da base da falange proximal do hálux. Flexiona a falange proximal do hálux, ou seja, flexiona o dedão do pé.

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br