livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras

sumarioIntroduçãoHistóriaEvolução
ContemporâneosDesenhosPosesDicasMovimentosDiferençasSutilezasErrosOssosArticulaçõesMúsculosCabeçaOssosMúsculosFaceOssosMúsculosBocaNarizPálpebrasOlhosMastigaçãoOrelhaPescoçoTroncoEsqueletoMúsculosMembro superiorEsqueletoMúsculosBraçoMúsculosAntebraçoOssosMúsculosMãoOssosMúsculosCintura pélvicaOssosMembro inferiorOssosMúsculosCoxaMúsculosPernaOssosMúsculosPéOssosMúsculos

GlossárioBibliografiaColaboradoresVídeos


Os ossos do pé

Assim como o esqueleto da mão, os ossos do pé são divididos em três grupos: ossos do tarso, metatarso e as falanges. O tarso é formado por um conjunto de sete ossos agrupados em duas fileiras, mais ou menos irregulares, situados na região posterior do pé, e suportam o peso do corpo.
Tarso

Osso TÁLUS
Conhecido, também, como astrágalo, apresenta em sua parte superior, uma tróclea que se articula com a tíbia e a fíbula. Trata-se do único osso do pé articulado com a perna, por ser o mais elevado do conjunto, não recebendo inserções musculares. Seu corpo lembra a forma de um cubo irregularmente desenhado, com diversas superfícies articulares. Anteriormente, articula-se com o osso navicular. Na região anterior e lateral, apresenta uma face articulada com o maléolo lateral. Em sua face inferior, é articulado com o calcâneo, sobre o qual senta como um cavaleiro senta sobre um cavalo.

Osso CALCÂNEO
É o osso do calcanhar, o mais volumoso do conjunto do tarso, que suporta o peso do corpo, onde se insere o importante tendão calcâneo, conhecido como tendão de Aquiles. É importante para o desenhista, que vai situar o peso do modelo, quando em posição ereta, sobre a tuberosidade inferior deste osso. 
É articulado com o Tálus, em sua região superior, por meio de três faces articulares talares, a anterior, a média e a posterior. Inferiormente (região plantar), apresenta a tuberosidade do calcâneo e processos, lateral e medial da tuberosidade, sobre os quais o calcanhar se apóia no chão.

Osso NAVICULAR
Situa-se anteriormente e em posição ligeiramente medial em relação ao tálus, com o qual se articula por meio de uma superfície côncava. Tem o corpo achatado, como um retângulo curvo, com superfícies articulares anteriores destinadas aos três ossos cuneiformes.

Ossos CUNEIFORMES
São três ossos de forma quadrangular, mais longos no sentido ântero-posterior, com superfícies articulares destinadas aos metatarsos. O primeiro cuneiforme (articulado com o metatarso do hálux) é o maior do grupo. O segundo cuneiforme é o menor deles.

Osso CUBÓIDE
O cubóide lembra a forma de cubo irregular, possuindo faces articulares anterior, superior e posterior. É articulado com o calcâneo, em sua parte posterior, e com os metatarsos, em sua face anterior e com o terceiro cuneiforme, em sua parte superior.

Ossos METATARSOS
O grupo de metatarsos do pé é formado pelos cinco ossos mais longos do pé, com exceção do calcâneo, e de forma levemente arqueada. Todos os metatarsos se situam no mesmo plano e possibilitam a mesma amplitude de movimentos às falanges, diferindo dos metatarsos da mão.
O primeiro metatarso (do hálux) apresenta o corpo e as extremidades mais robustas, sendo que sua cabeça (distal, mais próxima do dedo do pé) apresenta uma saliência visível sobre a face interna do pé.
Os quatro metatarsos seguintes possuem um corpo mais longo e fino do que o primeiro metatarso. Todos os metatarsos possuem bases com formas quadrangulares e faces articulares (de aspecto plano) com os cuneiformes ou com o cubóide. É importante para o desenhista notar como o metatarso do quinto dedo (dedinho do pé) apresenta uma tuberosidade lateral, que é visível sob a pele. Este ponto ósseo aparente e protuberante, auxilia na construção do pé. Note, na região do dorso do pé, que o metatarso do hálux (dedão) e o segundo metatarso se situam acima dos demais metatarsos, criando um plano descendente do lado interno para o externo. O “peito do pé” é, portanto, mais firme e robusto.

FALANGES DO PÉ
Os dedos do pé têm o mesmo número de falanges que os dedos das mãos. As falanges dos dedos do pé são menores do que as das mãos, exceto para o hálux.

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br