PAINÉIS EM CONCRETO

 

Os painéis artísticos em baixo relevo de concreto para a comemoração dos 100 anos da Empresa Elétrica Bragantina foram realizados em setembro e outubro de 2003. Instalados na fachada do prédio da empresa, que tem sua sede no lago do Taboão, na entrada da cidade de Bragança Paulista, os painéis festejam a atividade da empresa durante os seu 100 anos de história.

Esta técnica é muito resistente, e por esta razão indicada para locais expostos às intempéries, e locais de grande visitação pública. Sua resistência ao vento, sol e chuva é comprovada através dos muitos painéis existentes pelo Brasil, onde os mais conhecidos autores nesta técnica são os painéis de Caribé (Salvador) e Poty Lazzarotto (Curitiba).

Prata trabalhou durante dois meses esculpindo as formas de isopor, onde foram concretados os painéis da Empresa Elétrica.

Cada peça de isopor serviu como forma para uma peça de concreto. Uma malha de ferro é colocada no momento da concretagem, para maior estabilidade da peça. Logo em seguida a peça é vibrada e passa por lenta secagem. 



Agradecimentos: 
Presidente da Funrede Sr. Osmar Vicchiatti, Engenheiro Sérgio Suzan e todos demais trabalhadores da eletricidade envolvidos neste projeto. 
 

Homenagem à natureza. Acervo do artista.

Baixo relevo em concreto. 1,00 X 050 m. Agosto de 2003, coleção do artista.