CURSO DE AFRESCOS NA TÉCNICA RENASCENTISTA
Pintura mural mais antiga e resistente da história da arte, que representa para a pintura contemporânea o mesmo que o latim para as línguas neolatinas.  Afrescos de todas as épocas podem ser admirados na Itália e vários deles são obras primas da arte ocidental. No Brasil, poucos artistas trabalharam nesta técnica, raramente ensinada no país.
 

No atelier Prata, você pode aprender a técnica renascentista, de diversas maneiras. Ao vivo e à cores, nos cursos promovidos no atelier. Você pode agendar um curso particular, não necessita esperar a abertura de um curso coletivo.
Se você não pode viajar agora, e se mora longe, em outro estado, pode ter acesso às informações, assistindo ao DVD Técnicas de Pintura, no conforto de sua própria casa ou atelier, ou pode também optar por navegar no CD-Rom, ou no curso on-line, que você recebe em seu computador. 


CONTEÚDO

Elaboração do projeto sobre papel, preparação da parede e do suporte transportável, estudo da reação química, composição do arriciatto e intonaco na técnica tradicional Renascentista. Colocação das argamassas da técnica do Afresco pintado no intonaco úmido, desempenagem e formação da camada pictural. Identificação do momento ideal para o início da pintura. Métodos de transferência do desenho (spolvo, incisão e linhas de marcação no arriciatto), pintura sobre o intonaco, formação da camada de cristalização. O trabalho por Giornattas. As junções. Técnica do afresco à seco e técnica aconselhada (compatível) para retoques após a secagem do intonaco.

Saiba mais
 


Trata-se de uma pintura com pigmentos à base de água, feita sobre argamassa ainda fresca de cal queimada e areia.


Orientação: Sérgio Prata

Seduzido pela beleza, pela refração da luz e pela pureza das cores nos afrescos na Grécia, em 1981, o então jovem estudante de arte (hoje artista plástico e sacro) se especializou em afrescos orientado pelo Professor Bernard Delamarche, na École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris (onde estudou entre 1981-86).

De volta ao Brasil em 1986, tornou-se pouco a pouco conhecido entre os artistas e público da arte, pelos afrescos nos estados do Paraná e de São Paulo. Lecionou a técnica em várias cidades do Brasil desde 1986, e recebe esporadicamente, em seu atelier, artistas de várias proveniências, interessados em especialização nesta rara técnica, que apesar de milenar, ainda é raramente lecionada em nosso país, devido à sua grande exigência de manipulação de materiais e destreza técnica.

Veja também: afrescos do orientador

 


Veja fotos de um curso de afrescos

Le cours est disponible aussi en Français.

Atelier Prata - celular / portable / cel phone / whatsapp: 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br