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CURSOS PRESENCIAIS
Você pode agendar cursos particulares, sobre a técnica de
seu interesse, em data de sua conveniência.
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CURSO INTENSIVO DE TÉCNICAS DE PINTURA
O atelier Prata recebe alunos para estudos de
técnicas de pintura, durante o ano de 2009. Você pode
participar de um dia à uma semana de estudos, escolhendo as matérias que
deseja aprender.
Venha se capacitar, estudando todas as técnicas de pintura da história
da arte, com farto material didático e prático. O estudo teórico é feito
com pesquisa na Biblioteca própria, e com os cursos on-line do atelier.
No ato de sua inscrição, você recebe o curso on-line de técnicas de
pintura, para se preparar para o curso prático.
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CURSO DE VITRAL
Etapas da criação de
vitral:

Elaboração de um modelo e cópia da
peça original, execução dos moldes,
transporte, numeração, escolha, corte e desbaste dos vidros, pintura em
grisalha, queima no forno, montagem do vitral, transporte e instalação
no local.
Etapas do
restauro de um vitral:

Retirada do vitral, transporte, desmontagem
(retirada dos chumbos), limpeza dos vidros, corte, desbaste, pintura, queima dos
vidros faltantes, substituição dos vidros quebrados, montagem, solda,
transporte e instalação do vitral.
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O atelier Prata é um local de pesquisa, divulgação e partilha dos
conhecimentos técnicos específicos das
Artes Plásticas, que colabora com a capacitação de profissionais
atuando no mercado das Artes.
Prata traz os ensinamentos dos melhores atelieres de Artes de diversos
países, até
os artistas Brasileiros.
No atelier, os alunos compreendem a evolução das técnicas
empregadas através da história da arte, executando obras em exercícios
práticos, manipulando as mais diversas fórmulas dos aglutinantes,
aprendendo os segredos e dicas profissionais, com conceitos químicos e
físicos aplicados à pintura. |
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A pesquisa técnica é apoiada em uma biblioteca especializada
(mais de 100 obras em línguas neo-latinas e em Inglês), e o material
didático disponibilizado em cursos on-line, DVDs, livros e CD-ROM é fruto da
colaboração de especialistas de vários países.
Os alunos interessados em um curso presencial, passam por uma formação
teórica prévia, através do estudo de cursos on-line e do DVD Técnicas de
Pintura, onde adquirem conhecimentos das técnicas de seu interesse,
antes de virem ao atelier.
Conhecendo as bases técnicas da escola de Paris e dos demais atelieres, o aproveitamento do
curso presencial é mais amplo. |
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Menu de
técnicas:
1) Afresco a seco
e úmido, na técnica do arriciatto e intonaco. As etapas da produção
de um afresco.
2) As técnicas de encáustica: a cera emulsionada, a
encáustica à quente e em fusão.
3) A têmpera de caseína natural e química.
4) A têmpera do ovo, a douração e a iconografia. Levkas e douração.
5) A técnica holandesa do óleo, com emulsão bifásica,
médium e verniz. Os médiuns da escola Russa e Francesa, o médium maroger.
6) A fórmula do aglutinante e a manipulação da aquarela e da guache.
7) A resina alquídica, suas propriedades e compatibilidades.
8) Pintura com tinta
acrílica e suas compatibilidades.
9) Preparação universal de suportes, madeira, papel, paredes e telas.
10) A técnica tradicional da confecção e pintura de vitrais.
11) Técnicas especiais como marouflagem, douração, texturização.
12) Pintura de painéis em cerâmica glasurada.
13) Desenho da figura humana, retratos e anatomia artística. |
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14) Análise de obras e composição.
15) Técnicas de desenho e elaboração de projetos de arte.
16) Escultura em pedra mole e argila.
17) Restauração de pinturas murais.
18) Estudo dos pigmentos e aglutinantes. Dicas de manuseio.
19) Manipulação da fórmula do pastel seco.
20) Orientações profissionais: quando expor, como fazer um contrato,
como avaliar o valor de uma obra. A ética da profissão.
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pintura de vitrais na
técnica de grisalha e cores de cementação. |
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ARTISTAS EM AÇÃO |
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Lívia e Gilberto Dias
(Salvador), no novo atelier. |
Dalva (de Salvador),
estudando técnica da têmpera do ovo, em iconografia |
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Wanderlei de Moraes faz o estudo de um afresco... |
... que realiza logo após,
na técnica renascentista. |
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O primeiro curso realizado no atelier de Bragança, em 1998. |
Aluno de Goiás |
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Yvonne e Nydia
Rocha, pintando com
têmperas diversas. |
Aprendizado
das compatibilidades entre técnicas. |
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Engajamento social, em
curso para comunidade carente. |
Alunos de Mairiporã e
Bragança. |
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Os alunos consultam
uma vasta Bibliografia. |
Terezinha pintando o intonaco (afresco). |
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Maria
Helena (Campinas), Sérgio Prata, Ricardo Rabelo (Jundiaí), Terezinha
(Salvador) e Célia Messias (Itabuna), no curso de técnicas, em novembro
de 2007. |
Alunos de afresco, em São Paulo, julho de
2007
mais fotos |
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Testando as tintas fabricadas a base de
cera, gomas e colas. |
Julie e Thiago, saponificando a cera. |
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Afresco: preparando o intonaco com o Galdino e Clayton, e
estudando a junção da giornatta, em um afresco na técnica
tradicional. |
Iconografia: empregando
os métodos de transferência do desenho sobre o levkas. |
O curso de técnicas foi organizado
também em Santos, Curitiba, Aracajú, Belo Horizonte e São Paulo. |
Conheça alguns
artistas que ampliaram seus conhecimentos com Sérgio Prata:
Elodie Rosier,
estudou desenho da figura humana e técnicas
de pintura com Sérgio Prata no Solar do Rosário, em Curitiba, e hoje
vive e trabalha como pintora de trompe-l´oeil na Borgonha (França).
Indicada para a Bienal do México pelo artista.
Vassily Rabetz,
estudou afrescos e técnica trifásica no atelier Prata, é natural da URSS,
viveu em Londres, Rio de Janeiro e hoje está vivendo nos EUA.
Hélène Yankoff,
Estudou técnica da cera emulsionada com Sérgio Prata em Paris e Chalabre,
foi uma das mais conhecidas iconógrafas contemporâneas na França,
professora do artista em iconografia.
Margherita Leoni,
Formada pela Academia de Brera, tem um lindo trabalho como pintora
naturalista, é italiana residente em Americana (SP), estudou técnicas de
pinturas em cera, com Sérgio Prata. Indicada para a Bienal do México
pelo artista.
Tifanny Hollack Rezende,
Formada pela escola de arte sacra Tibetana fundada
pelo Dalai Lama, estudou técnicas de encáustica, para pintar o templo
Budista de Viamão, no Rio Grande do Sul.

Daniela Collins,
Estudou afrescos e encáustica com Sérgio Prata.
É natural de Campinas,
vive e trabalha como artista plástica e muralista nos EUA.
Retirado do site www.walldreams.com
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CONCEITOS
BÁSICOS DA PINTURA ABORDADOS
Os
Pigmentos – fase sólida e indivisível.
Propriedades, compatibilidades, manuseio.
Os
Aglutinantes – fase liquida, divisível, cola.
Manipulação e elaboração das fórmulas dos aglutinantes das diferentes
técnicas.
Solvente – fase líquida, que dissolve o aglutinante.
Elaboração do verniz.
Poder
de cobertura e de transpa
rência
(veladuras), interação entre camadas, poder de cola, anti-séptico,
densidade e fluidez, textura, aplats (cores chapadas), retiradas, frottis,
vibração de cores, efeitos de volume e tridimensionalidade.
O estudo
de técnicas de pintura é feito seguindo a cronologia do surgimento das técnicas de
pintura na história da Arte.
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MATÉRIAS ABORDADAS
Conheça um pouco das técnicas ensinadas no
atelier Prata. |
Técnica de afresco.
Elaboração
do projeto sobre papel, preparação da parede, manipulação da fórmula,
maceração e colocação do arriciatto e do intonaco.
Colocação das argamassas, desempenagem e formação da camada pictural.
Identificação do momento ideal para o início da pintura.
Métodos de
transferência do desenho, pintura sobre o intonaco, formação da camada
de cristalização. Afresco úmido e à seco. Retoques em técnica
compatível.
Pré-requisito: curso on-line de
afrescos |
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Técnicas
de têmpera.
Elaboração das técnicas de têmpera do ovo (clara e gema),
fórmulas do guache e da aquarela. Aplicação e especificidades técnicas.
Conceitos de iconografia e seu emprego nesta arte. Teologia da imagem.
Douração com ouro
verdadeiro. Bolus, bolo de Armênia. Têmpera de caseína natural e
química.
Pré-requisito: curso on-line de iconografia |
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Técnicas
à base de cera de abelha.
A
encáustica tradicional (método com saponificação a quente).
A técnica mista com terebintina e verniz Dammar, preparada em banho
Maria.
A técnica da encáustica emulsionada (aplicada a frio).
Suas propriedades, compatibilidades, manuseio, materiais, tipos de
ceras e aplicações.
Cuidados técnicos.
Pré-requisito: curso on-line de
encáustica |
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Técnicas
à óleo.
Técnica holandesa atualizada, manipulação da fórmula do médium e da
emulsão bifásica, segundo Nicolas Waker e Abraham Pincas.
Abordagem do conceito de gordo sobre magro e magro sobre gordo. Interação
entre camadas.
Técnica mista do ovo e óleo. A técnica do
ovo + óleo. Estudos a partir das numerosas fórmulas descritas por
especialistas europeus. Os novos óleos utilizados pela industria. Compatibilidades
com as tintas alquídicas, a reversão e a quebra de tensão superficial do óleo.
O óleo de cártamo, a fabricação do verniz.
Pré-requisito: curso on-line de técnicas de óleo, ou estudo através do DVD e CD-ROM |
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Vitrais
Curso Básico:
Criação, projeto, ampliação, montagem, solda e cimentação de um vitral.
Curso avançado:
Grisalha, cores de cementação (amarelo de prata e vermelho de cobre)
e carnações (Jean Cousin).
A aplicação específica dos diversos tipos de pincéis: Blaireaux (pelo de
texugo), putois, pincel molhador, e as manipulações específicas do
vitralismo.
Pré-requisitos:
curso on-line
básico e/ou avançado de vitralismo.
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Técnicas de pintura contemporâneas:
Acrílico,
alquídico e suas compatibilidades.
Sua utilização como base de técnica à
óleo.
Texturas, o aproveitamento dos diferenciais de absorção da tela e seu uso em frottis.
As
manipulações específicas das técnicas modernas.
Pigmentos especiais, fluorescência e fosforescência.
Pinturas trifásicas.
Pré-requisito: curso on-line de técnicas de óleo, ou estudo através do DVD e CD-ROM
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Técnica de baixo relevo em
concreto.
Elaboração do projeto, estudo da luz, escultura, caixaria,
fundição e moldagem de painéis murais em concreto. |
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Composição de obras de arte.
Estudo das linhas de força,
ritmos, caminhos visuais, geometria, e das ferramentas utilizadas pelos
artistas de todos os tempos, na criação e elaboração de suas obras.O autor revela também os segredos de composição de suas obras, apoiado nos
conhecimentos dos mestres antigos. Elaboração de um projeto com conceitos de
composição.
Pré-requisito: estudo através do CD-ROM |
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Anatomia Artística
Os ossos, tendões,
músculos, poses, movimentos, evolução da representação artística, frenologia e
fisionomonia, diferenças anatômicas.
Os segredos de
representação da figura utilizados pelos mestres.
Pré-requisito: estudo através do CD-ROM ou livro de Anatomia
Artística. |
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SOBRE O PRÉ-REQUISITO |
Antes de vir até
um curso presencial no atelier, todo aluno estuda a matéria de seu interesse através do DVD,
livros, CD-ROM,
ou dos
cursos on-line.
Estudando o do conteúdo destes materiais didáticos, você tem um aproveitamento melhor do
curso no atelier. Quando vem até o atelier pode sanar
todas as suas dúvidas partindo de um embasamento teórico e
prático maior. |
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O ATELIER PRATA
O atelier, situado ao lado de uma mata preservada, possui sede própria
unicamente destinada ao estudo de arte, execução de obras,
pinturas murais e sobre tela, cerâmicas e vitrais. Conheça o local onde se situa o
atelier.
Além de
partilhar conhecimentos com os artistas e estudantes de arte, trabalhamos em encomendas de obras sobre
tela, painéis murais, para colecionadores ou clientes de arte
sacra (capelas, igrejas e catedrais) em técnicas diversas de pintura,
vitrais e cerâmicas, desenvolvendo e
realizando projetos artísticos especializados.
Nosso atelier realiza
obras monumentais em diversas cidades do Brasil.
Se você tem um atelier
e deseja organizar um curso em seu próprio espaço, entre em contato
por e-mail.
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Tous
les cours sont aussi disponibles en
Français. |
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Atelier Prata - celular / portable / cel phone / whatsapp: 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br
Visitas e cursos somente com agendamento prévio. |