CURSOS PRESENCIAIS
Você pode agendar cursos particulares, sobre a técnica de seu interesse, em data de sua conveniência
. 


CURSO INTENSIVO DE TÉCNICAS DE PINTURA

O atelier Prata recebe alunos para estudos de técnicas de pintura, durante o ano de 2009. Você pode participar de um dia à uma semana de estudos, escolhendo as matérias que deseja aprender.
Venha se capacitar, estudando todas as técnicas de pintura da história da arte, com farto material didático e prático. O estudo teórico é feito com pesquisa na Biblioteca própria, e com os cursos on-line do atelier.
No ato de sua inscrição, você recebe o curso on-line de técnicas de pintura, para se preparar para o curso prático.

 

 



CURSO DE VITRAL

Etapas da criação de vitral:

Elaboração de um modelo e cópia da peça original, execução dos moldes, transporte, numeração, escolha, corte e desbaste dos vidros, pintura em grisalha, queima no forno, montagem do vitral, transporte e instalação no local.

Etapas do restauro de um vitral:

Retirada do vitral, transporte, desmontagem (retirada dos chumbos), limpeza dos vidros, corte, desbaste, pintura, queima dos vidros faltantes, substituição dos vidros quebrados, montagem, solda, transporte e instalação do vitral.
 


 

O atelier Prata é um local de pesquisa, divulgação e partilha dos conhecimentos técnicos específicos das Artes Plásticas, que colabora com a capacitação de profissionais atuando no mercado das Artes. 
Prata traz os ensinamentos dos melhores atelieres de Artes de diversos países, até os artistas Brasileiros.
No atelier, os alunos compreendem a evolução das técnicas empregadas através da história da arte, executando obras em exercícios práticos, manipulando as mais diversas fórmulas dos aglutinantes, aprendendo os segredos e dicas profissionais, com conceitos químicos e físicos aplicados à pintura. 

A pesquisa técnica é apoiada em uma biblioteca especializada (mais de 100 obras em línguas neo-latinas e em Inglês), e o material didático disponibilizado em cursos on-line, DVDs, livros e CD-ROM é fruto da colaboração de especialistas de vários países.

Os alunos interessados em um curso presencial, passam por uma formação teórica prévia, através do estudo de cursos on-line e do DVD Técnicas de Pintura, onde adquirem conhecimentos das técnicas de seu interesse, antes de virem ao atelier. 

Conhecendo as bases técnicas da escola de Paris e dos demais atelieres, o aproveitamento do curso presencial é mais amplo. 

 

Menu de técnicas:
1) Afresco a seco e úmido, na técnica do arriciatto e intonaco. As etapas da produção de um afresco.
2) As técnicas de encáustica: a cera emulsionada, a encáustica à quente e em fusão.
3) A têmpera de caseína natural e química.
4) A têmpera do ovo, a douração e a iconografia. Levkas e douração.
5) A técnica holandesa do óleo, com emulsão bifásica, médium e verniz. Os médiuns da escola Russa e Francesa, o médium maroger.
6) A fórmula do aglutinante e a manipulação da aquarela e da guache.
7) A resina alquídica, suas propriedades e compatibilidades.
8) Pintura com tinta acrílica e suas compatibilidades.
9) Preparação universal de suportes, madeira, papel, paredes e telas.
10) A técnica tradicional da confecção e pintura de vitrais.
11) Técnicas especiais como marouflagem, douração, texturização.
12) Pintura de painéis em cerâmica glasurada.
13) Desenho da figura humana, retratos e anatomia artística.


14) Análise de obras e composição.
15) Técnicas de desenho e elaboração de projetos de arte.
16) Escultura em pedra mole e argila.
17) Restauração de pinturas murais.
18) Estudo dos pigmentos e aglutinantes. Dicas de manuseio.
19) Manipulação da fórmula do pastel seco.
20) Orientações profissionais: quando expor, como fazer um contrato, como avaliar o valor de uma obra. A ética da profissão.


  pintura de vitrais na técnica de grisalha e cores de cementação.

ARTISTAS EM AÇÃO

Lívia e Gilberto Dias (Salvador), no novo atelier.

Dalva (de Salvador), estudando técnica da têmpera do ovo, em iconografia

   

Wanderlei de Moraes faz o estudo de um afresco...

... que realiza logo após, na técnica renascentista.

   

O primeiro curso realizado no atelier de Bragança, em 1998.

Aluno de Goiás

 

 .

Yvonne e Nydia Rocha, pintando com têmperas diversas.

Aprendizado das compatibilidades entre técnicas.

   

Engajamento social, em curso para comunidade carente.

Alunos de Mairiporã e Bragança.

   

 

Os alunos consultam uma vasta Bibliografia.

 Terezinha pintando o intonaco (afresco).

Maria Helena (Campinas), Sérgio Prata, Ricardo Rabelo (Jundiaí), Terezinha (Salvador) e Célia Messias (Itabuna), no curso de técnicas, em novembro de 2007. Alunos de afresco, em São Paulo, julho de 2007
mais fotos
 
Testando as tintas fabricadas a base de cera, gomas e colas. Julie e Thiago, saponificando a cera.
   
Afresco: preparando o intonaco com o Galdino e Clayton, e estudando a junção da giornatta, em um afresco na técnica tradicional. Iconografia: empregando os métodos de transferência do desenho sobre o levkas.

O curso de técnicas foi organizado também em Santos, Curitiba, Aracajú, Belo Horizonte e São Paulo.

 

Conheça alguns artistas que ampliaram seus conhecimentos com Sérgio Prata:

Elodie Rosier,
estudou desenho da figura humana e técnicas de pintura com Sérgio Prata no Solar do Rosário, em Curitiba, e hoje vive e trabalha como pintora de trompe-l´oeil na Borgonha (França). Indicada para a Bienal do México pelo artista.

Vassily Rabetz,
estudou afrescos e técnica trifásica no atelier Prata, é natural da URSS, viveu em Londres, Rio de Janeiro e hoje está vivendo nos EUA.

Hélène Yankoff,
Estudou técnica da cera emulsionada com Sérgio Prata em Paris e Chalabre, foi uma das mais conhecidas iconógrafas contemporâneas na França, professora do artista em iconografia.

Margherita Leoni,
Formada pela Academia de Brera, tem um lindo trabalho como pintora naturalista, é italiana residente em Americana (SP), estudou técnicas de pinturas em cera, com Sérgio Prata. Indicada para a Bienal do México pelo artista.
 
Tifanny Hollack Rezende,
Formada pela escola de arte sacra Tibetana fundada pelo Dalai Lama, estudou técnicas de encáustica, para pintar o templo Budista de Viamão, no Rio Grande do Sul.


 



Daniela Collins,
Estudou afrescos e encáustica com Sérgio Prata. 
É natural de Campinas, vive e trabalha como artista plástica e muralista nos EUA.


Retirado do site www.walldreams.com
 


CONCEITOS BÁSICOS DA PINTURA ABORDADOS

Os Pigmentos – fase sólida e indivisível. Propriedades, compatibilidades, manuseio.
Os
Aglutinantes – fase liquida, divisível, cola. Manipulação e elaboração das fórmulas dos aglutinantes das diferentes técnicas.
Solvente – fase líquida, que dissolve o aglutinante. Elaboração do verniz.
Poder de cobertura e de transpa rência (veladuras), interação entre camadas, poder de cola, anti-séptico, densidade e fluidez, textura, aplats (cores chapadas), retiradas, frottis, vibração de cores, efeitos de volume e tridimensionalidade.
O estudo de técnicas de pintura é feito seguindo a cronologia do surgimento das técnicas de pintura na história da Arte.


   
MATÉRIAS ABORDADAS
Conheça um pouco das técnicas ensinadas no atelier Prata.

Técnica de afresco.
Elaboração do projeto sobre papel, preparação da parede, manipulação da fórmula, maceração e colocação do arriciatto e do intonaco.
Colocação das argamassas, desempenagem e formação da camada pictural. Identificação do momento ideal para o início da pintura.
Métodos de transferência do desenho, pintura sobre o intonaco, formação da camada de cristalização. Afresco úmido e à seco. Retoques em técnica compatível.
Pré-requisito: curso on-line de
afrescos

   

Técnicas de têmpera.
Elaboração das técnicas de têmpera do ovo (clara e gema), fórmulas do guache e da aquarela. Aplicação e especificidades técnicas.
Conceitos de iconografia e seu emprego nesta arte. Teologia da imagem.
Douração com ouro verdadeiro. Bolus, bolo de Armênia. Têmpera de caseína natural e química.
Pré-requisito: curso on-line de iconografia

   

Técnicas à base de cera de abelha.
A encáustica tradicional (método com saponificação a quente).
A técnica mista com terebintina e verniz Dammar, preparada em banho Maria.
A técnica da encáustica emulsionada (aplicada a frio). Suas propriedades, compatibilidades, manuseio, materiais, tipos de ceras e aplicações. Cuidados técnicos.
Pré-requisito: curso on-line de
encáustica

   

Técnicas à óleo.
Técnica holandesa atualizada, manipulação da fórmula do médium e da emulsão bifásica, segundo Nicolas Waker e Abraham Pincas. Abordagem do conceito de gordo sobre magro e magro sobre gordo. Interação entre camadas.   Técnica mista do ovo e óleo. A técnica do ovo + óleo. Estudos a partir das numerosas fórmulas descritas por especialistas europeus. Os novos óleos utilizados pela industria. Compatibilidades com as tintas alquídicas, a reversão e a quebra de tensão superficial do óleo. O óleo de cártamo, a fabricação do verniz.
Pré-requisito: curso on-line de técnicas de óleo, ou estudo através do DVD e CD-ROM

   

Vitrais
Curso Básico:
Criação, projeto, ampliação, montagem, solda e cimentação de um vitral.

Curso avançado:
Grisalha, cores de cementação (amarelo de prata e vermelho de cobre) e carnações (Jean Cousin).
A aplicação específica dos diversos tipos de pincéis: Blaireaux (pelo de texugo), putois, pincel molhador, e as manipulações específicas do vitralismo.
Pré-requisitos:
curso on-line básico e/ou avançado de vitralismo.

   

Técnicas de pintura contemporâneas:
Acrílico, alquídico e suas compatibilidades.
Sua utilização como base de técnica à óleo.
Texturas, o aproveitamento dos diferenciais de absorção da tela e seu uso em frottis.

As manipulações específicas das técnicas modernas. Pigmentos especiais, fluorescência e fosforescência.  Pinturas trifásicas.
Pré-requisito: curso on-line de técnicas de óleo, ou estudo através do DVD e CD-ROM
 

   

Técnica de baixo relevo em concreto.
Elaboração do projeto, estudo da luz, escultura, caixaria, fundição e moldagem de painéis murais em concreto.

 

 

Composição de obras de arte.
Estudo das linhas de força, ritmos, caminhos visuais, geometria, e das ferramentas utilizadas pelos artistas de todos os tempos, na criação e elaboração de suas obras.O autor revela também os segredos de composição de suas obras, apoiado nos conhecimentos dos mestres antigos. Elaboração de um projeto com conceitos de composição.
Pré-requisito: estudo através do CD-ROM

 

 

Anatomia Artística
Os ossos, tendões, músculos, poses, movimentos, evolução da representação artística, frenologia e fisionomonia, diferenças anatômicas.
Os segredos de representação da figura utilizados pelos mestres. 

Pré-requisito: estudo através do CD-ROM ou livro de Anatomia Artística.

 

 
SOBRE O PRÉ-REQUISITO

Antes de vir até um curso presencial no atelier, todo aluno estuda a matéria de seu interesse através do DVD, livros, CD-ROM,  ou dos cursos on-line.
Estudando o do conteúdo destes materiais didáticos, você tem um aproveitamento melhor do curso no atelier. Quando vem até o atelier pode sanar todas as suas dúvidas partindo de um embasamento teórico e prático maior.



O ATELIER PRATA

O atelier, situado ao lado de uma mata preservada, possui sede própria unicamente destinada ao estudo de arte, execução de obras, pinturas murais e sobre tela, cerâmicas e vitrais. Conheça o local onde se situa o atelier.


Além de partilhar conhecimentos com os artistas e estudantes de arte, trabalhamos em encomendas de obras sobre tela, painéis murais, para colecionadores ou clientes de arte sacra (capelas, igrejas e catedrais) em técnicas diversas de pintura, vitrais e cerâmicas, desenvolvendo e realizando projetos artísticos especializados.
Nosso atelier realiza obras monumentais em diversas cidades do Brasil.

Se você tem um atelier e deseja organizar um curso em seu próprio espaço, entre em contato por e-mail.

 

Tous les cours sont aussi disponibles en Français.




Atelier Prata - celular / portable / cel phone / whatsapp: 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br
 
Visitas e cursos somente com agendamento prévio.