livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras
sumário
históriafayoum
cera púnicacerastemperaprocedimento antigocoresEscola de Parissuportespigmentos
a frio
a quente
ferramentas
ceraeterebintinacera e óleocera e acrílicocera e têmperas
Bibliografiaobras do autorcursos presenciais




Encáustica

logotipo encaustica


Neste curso on-line, você aprende sobre a história e os procedimentos empregados nas diversas maneiras de pintar com a cera de abelha, empregadas desde os retratos funerários de Fayoum (conheça uma página do curso on-line).

Conheça a técnica tradicional a quente com suas variantes de aplicação: fusão, cauterização, sopro a quente, a técnica da cera emulsionada, que envolve a saponificação e emulsionamento da cera, a técnica da cera dissolvida em solvente com as suas variantes de adição de resina natural, e as compatibilidades da encáustica com as demais técnicas à base d´água e óleo. 

O procedimento chamado de pintura em encáustica é definido, para alguns autores e restauradores, pelo emprego de pigmentos dispersados em cera fundida. Seriam procedimentos distintos dos procedimentos que empregam cera dissolvida em solventes ou da cera emulsionada, que até o final do século XX era chamada de pintura de encáustica à frio. A verdadeira técnica de encáustica, tradicional, só seria aquela utilizada à quente, segundo a etmologia do termo.

No entanto, as pesquisas de Ernst Berger nos revelam que os procedimentos de pintura antigos (cera púnica) já envolvem a utilização de elementos alcalinos para a saponificação da cera e a adição de colas naturais na formação de emulsões, como o que ocorre na cera púnica, empregada pelos pintores romanos do período de Pompéia e Herculano.

O autor do curso on-line trabalha com diversas técnicas que aplicam a cera de abelha, provenientes do atelier de techniques de la peinture, da École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris, e que leciona desde 1986, em cursos presenciais e mais recentemente, on-line, cuno sumário está descrito na coluna vertical da esquerda.

Este curso é composto de páginas com fotos de obras, da manipulação dos materiais e das ferramentas, vídeos didáticos descrevendo o passo a passo, e textos com a história, fórmulas e procedimentos técnicos.


Elaboração da fórmula da cera saponificada e emulsionada, segundo os ensinamentos de Nicolas Wacker, Jean Petit e Abraham Pincas, do atelier de techniques de la peinture, da Ensb-A de Paris.

Veja fotos de um curso de técnicas de encáustica realizado recentemente no atelier e conheça algumas obras de arte sacra e pinturas murais criadas pelo artista nesta técnica, em mais de 10 Igrejas do estado de São Paulo.

PROCEDIMENTO DE COMPRA

Veja fotos de curso de encáustica.

Mais informações sobre o curso presencial.

site do artista

Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br