livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras

sumariohistóriaflorentinosflorentinosbrasileiros
mexico
gregostécnica
suportesarriciattointonacotransferencia
química
a seco
tradicionaljunções
giornatta
tecnicas mistas
vídeo

pigmentos
Amarelos
azuisbrancos
pretosterrasvermelhosverdes

Colaboradores




Afrescos

Veja na coluna da esquerda, o sumário do curso on-line de afrescos na técnica tradicional renascentista, editado pelo atelier Prata. As visitas do autor às Catedrais, Basílicas e Igrejas da Europa, em especial as Igrejas Bizantinas da Grécia, despertaram seu interesse por esta arte mural secular, no começo da década de 1980.

O autor especializou-se nesta técnica secular no atelier de afrescos da École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris, onde fez sua formação, por 5 anos, entre 1981 e 1986. É atualmente o único afresquista em atividade no Brasil e o atelier Prata proporciona formação continuada nesta técnica rara.

genevievePrata foi aluno de Bernard Delamarche, professor de afrescos no atelier da Ensb-A de Paris, onde conviveu e foi orientado também por Philippe Bennequin (atual professor) e foi colega de Geneviève Reille, atual restauradora, afresquista e autora de renome sobre afrescos e pintura mural na França. Ao lado de sua colega, Sérgio desenvolveu seus primeiros projetos de arte sacra na França, no começo da década de 80, neste atelier. Desta parceria nasceram os afrescos para a pequena Capela Assuncionista de Cachan, já transferidos para outro local, na mesma região, ao sul de Paris.

Geneviève pintou o Santo Sudário, e Sérgio, a Nossa Sra. de Guadalupe, debutando na arte sacra, em Paris, no começo dos anos 80.

 

Em 1986, após ter concluído seus estudos na França, o artista iniciou carreira no Brasil, pintando os afrescos do Castello Trevizzo, em Santa Felicidade, bairro gastronômico de Curitiba (PR), e outros afrescos para coleções particulares, no estado de São Paulo, no Brasil.

Este conjunto de afrescos na técnica tradicional são uma raridade na produção mural no Brasil, visto que a técnica não é empregada por outros artistas plásticos Brasileiros contemporâneos.

Após longa e continua experiência adquirida lecionando a técnica e executando afrescos, o autor divulga neste curso on-line conhecimentos raros, abordando a técnica tradicional, empregada na Idade Média e no Renascimento.

 

 

 

 

 

 

afrescoNo mundo atual existem poucos afresquistas em atividade, sendo que os últimos grandes conjuntos de afrescos realizados são fruto do trabalho dos muralistas Mexicanos.

O autor viajou pela Grécia, França, México e Itália, fotografando afrescos, e conta, neste curso, detalhes da história e aspectos técnicos, perceptíveis para quem tem um olhar mais iniciado.

Através do curso online e presencial oferecidos pelo atelier Prata, você conhece a história dos afrescos nos diversos países, e também percebe seus estilos e temas, estéticas e variantes técnicas, nas técnicas úmida e seca, as compatibilidades, ferramentas e instalações que necessita para montar seu atelier.


Através deste curso, você terá acesso aos principais procedimentos, materiais e dicas de manuseio profissionais desta arte nobre e secular, o que lhe permitirá colocar em prática seu talento artístico nesta que é a técnica mais antiga da história da pintura.

 

 

O atelier Prata é pioneiro, partilhando a rara técnica do Afresco tradicional e secular também através de cursos presenciais no Brasil.

 

 

Conheça o DVD Técnicas de Pintura.

 

 

 


 


Aprenda a elaboração do projeto, os métodos de transferência, os instrumentos e utensílios utilizados e onde comprar os materiais utilizados na arte do afresco. Aprenda a realizar um afresco, em todas as suas etapas.

Após estudar todas as etapas do afresco, através deste curso on-line, se sentir necessidade de alguma especialização, você pode agendar um curso presencial no atelier Prata, onde terá contato com os melhores materiais e com os diversos procedimentos abordados.

PROCEDIMENTO DE COMPRA

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br