livro técnicas de pintura  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato

sumario










Sumário do livro Técnicas de Pintura

-"Sérgio é um artista realizado, de um talento raro... Ele é um poço de conhecimentos, um pesquisador em todos os domínios técnicos das artes plásticas, sobre todos os tipos de suportes. Ele nos demonstrou uma paixão sem limites para pesquisar e reencontrar técnicas muito antigas... ou muito originais como a da pintura trifásica. Inventor, ele até mesmo desenvolveu conceitos de pintura inesperados... Ao inverso de muitos mestres contemporâneos, Sérgio fez o voto de partilhar seu saber, e de colocá-lo à disposição do público."
Apresentação
aos editores Franceses, escrita por Jean-Roch Sauer, presidente da Sennelier e Raphael.

- "Sérgio oferece, em Técnicas de Pintura, aquelas dicas que, em qualquer tendência ou escola, vão ser muito bem-vindas, obrigado!"
José Carlos Fernandes, Caderno G, Gazeta do Povo, Paraná.

- "Nós estamos apoiando, porque  é uma iniciativa inédita no mercado, muito carente deste tipo de informação/literatura."
Ronaldo Dimitrow, proprietário da Pintar.

- "Felizmente, ainda nos resta um teimoso". Carlos Scliar, ao comentar a perseverança de Sérgio Prata em partilhar conhecimentos de técnicas antigas como afresco e encáustica.

 

Veja as repercussões da mídia. Leia os comentários dos leitores.

Sumário:

Apresentação, Ideias, Introdução às Técnicas, Colas, Resinas, Pincéis, Preparação de Suportes, Papéis, Madeiras, Telas, Paredes, Maruflagem, Aglutinantes, Afrescos, Encáustica, Caseína, Têmpera do Ovo, Técnicas mistas e suas compatibilidades, Aquarela, Guache, Óleo, Mediuns e Emulsões, Vernizes, Pastel Seco, Acrílico, Alquídico, Técnicas especiais, Cerâmica, Vitrais, Ícones, Douração, Pigmentos, Pigmentos especiais (fosforescentes, fluorescentes, termossensíveis e cromossensíveis), Toxicologia dos materiais, Tintas do mercado, Bibliografia.

Clique nas imagens abaixo e veja algumas páginas do livro Técnicas de Pintura:

Formato: miolo com 160 páginas, sendo 64 páginas coloridas e 96 páginas preto e branco, impressos em papel couché 90 gramas. Tamanho: 21 X 28 cm. O livro é ilustrado com 208 fotos. Capa colorida em papel suprema, com acabamento em verniz UV. Tiragem: 1080 exemplares.

Este livro foi impresso com recursos provenientes da Lei de Incentivo à cultura da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, de patrocinadores como Sennelier, Raphael, Pintar e investimentos do próprio autor.

Neste livro, Prata aborda as mais nobres técnicas de pintura, revelando os conhecimentos, dicas de manuseio, a manipulação e confecção dos materiais artísticos e obras nas variantes técnicas seculares, tradicionais.

O conteúdo é de formação profissional, contando com a colaboração de especialistas internacionais, dos melhores atelieres de arte por onde pesquisou o autor.

Destinado aos estudantes de arte e artistas profissionais, trata-se de uma obra de referência para o estudo de técnicas de pintura, pois revela os conhecimentos profissionais mais sofisticados da profissão artística, de forma didática, mostrando o passo a passo e as sutilezas do trabalho do artista plástico e sacro profissional, acrescentando informações técnicas nunca antes documentadas e compartilhadas no Brasil.

O conteúdo da segunda edição deste livro é fruto de uma pesquisa ininterrupta do artista, iniciada em 1981, que o levou a 15 países.


paulo autranPaulo Autran prestigiou o lançamento da primeira edição do livro, na Livraria Cultura, em São Paulo, 1995.

 

 

Prata apresenta as dicas profissionais provenientes dos melhores atelieres de técnicas de Pintura de Paris e da França, revelando aos leitores de forma clara e direta, o savoir-faire dos ofícios da Arte da Pintura, através da execução de dezenas de pinturas, em diversos tipos de suportes. 

 



Segundo Caetano Ferrari, especialista e Bibliófilo em tecnologia de materiais de pintura, o livro Técnicas de Pintura lança uma luz sobre procedimentos antigos como o afresco, desconhecido pela maioria dos estudantes de arte e pintores atuais, revelando de maneira didática os procedimentos artísticos renascentistas e contemporâneos.

Caetano Ferrari participa da segunda edição, como orientador de Bibliografia e de tecnologia de materiais.

 

Caetano Ferrari, na produção das fotos dos materiais, na loja Pintar.

 

 

PROCEDIMENTO DE COMPRA
Saiba como adquirir o livro

 

"Faça o que você fizer em arte, dê sempre o seu melhor, tente dedicar-se com a sua máxima capacidade. Assim estará em paz com você mesmo. O tempo dirá se suas obras foram boas".
Roberto Burle Marx

Após a conversa com o grande paisagista, Sérgio Prata iniciou os trabalhos de criação e execução dos grandes afrescos de Santa Felicidade, em Curitiba.

 

Roberto Burle Marx, após ser retratado em litogravura pelo artista, incentivando-o para a execução dos afrescos na técnica tradicional, em Curitiba.

 

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br