exposições  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato

homens e deuses
musas nuas
lírios do campo

contrastesfosforescênciasiconestrifásicas
galeria
reportagens

Exposições

O artista Sérgio Prata vem expondo suas obras individualmente desde 1983, no Brasil, França, Canadá e México.
Clicando nos links ao lado, você pode conhecer algumas das obras de suas mais importantes exposições.
Avesso à implosão da qualidade artística e da perda de conhecimentos essenciais ao fazer artístico, promovida por aqueles que se apropriaram do conceito de arte contemporânea, o artista optou por não mais participar de Salões de arte contemporânea, aguardando um possível retorno do bom senso e qualidade nos mesmos, o que nem sempre parece ser evidente, como o ocorrido na Bienal do Vazio.

Posicionando-se ativamente contra a degradação da cultura e contra a vigilância estética imposta por algumas mídias e curadorias, o artista debate a crise da arte contemporânea, através de artigos e entrevistas.

Sem se dobrar diante dos modismos da contemporaneidade, opta por divulgar a grande herança cultural dos séculos de arte, através do ensino de técnicas que pesquisou em vários países.


Ao invés de perder tempo com a polêmica gerada pela crise de conhecimentos presente na maior parte da produção plástica contemporânea, Prata optou por trabalhar, atendendo encomendas de grandes painéis, vitrais, afrescos e pinturas, não se dedicando à buscar premiações em Salões.

Estes passaram a ser seus prêmios. Suas encomendas. E com o sucesso em sua área de atuação, Prata construiu um grande atelier, destinado à partilha de conhecimentos e à realização de obras de arte em técnicas nobres.

Ao mesmo tempo, em um movimento de oposição à desinformação e ao vazio que descende dos modismos, o artista passou a editar livros, cd-rom, DVDs, vídeos e cursos on-line para partilhar conhecimentos essenciais aos profissionais da arte, cujos conteúdos são fruto de uma ampla e longa pesquisa, iniciada em 1981, e da colaboração de profissionais de diversos países, com quem mantém parceria.



Narciso, tela da exposição Homens e Deuses, na sala da Familia Marques, Curitiba PR.

Limitando suas aparições à exposições individuais e coletivas na França, Canadá e Brasil, Prata desenvolve uma carreira sólida e discreta, sempre interessado em partilhar conhecimentos e em pesquisar.

Prata aceitou o convite para participar da Bienal do México, onde recebeu um prêmio na categoria Pintura, com suas pinturas trifásicas, inovação técnica de sua autoria.


Veja alguns cartazes de exposições. Leia algumas críticas de exposições.

 

Enciclopédia
Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br