exposições  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato
homens e deuses
musas nuas
lírios do campo

contrastesfosforescênciasiconestrifásicas
galeria
críticasreportagens

Olhai os lírios do campo.

 

Exposição de 40 obras em formatos médios, pintadas em técnica mista com encáustica emulsionada sobre tela. realizada na Galeria Dell'Arte (Curitiba) em 1993.

liriosOs copos de leite, ou "lírios e delírios do campo", são uma presença constante nas obras do artista. Trata-se de um elogio ao amor entre o homem e a mulher, cujas formas íntimas podem ser vistas na flor.
São pinturas que retratam a esperança na Providência Divina, inspirando-se na frase do evangelho: - "Olhai os lírios do campo..."
Em seu retorno à chácara dos pais em Bragança, após um período pintando, lecionando e retratando em Curitiba, o artista passeava entre os copos de leite, observando longamente suas cores, reflexos, em diversas condições de luz.
- "A cera de abelha é o aglutinante ideal para representar o aspecto opaco e puro da textura destas plantas", declara o artista.
Os copos de leite surgem espontaneamente, a partir da década de 90, na obra do artista, tornando-se uma presença nas obras de arte sacra e também nas obras para colecionadores. Surgem e ressurgem em diversos anos e fases da produção do artista, como um elogio à providência Divina.

 

As obras trifásicas também incorporam estes elementos, revelando-se em outras condições de obscuridade e de luz.

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br