livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras

sumario










Bem-vindo.

"Não acredite em ninguém que lhe ensine coisa fácil".
Padre Léo, palestra na Canção Nova, em 22/02/2004

 

Esta enciclopédia é fruto da colaboração de vários professores, químicos, pesquisadores, profissionais e especialistas, que partilham conhecimentos técnicos das artes plásticas, artes sacras e ofícios de arte.

O conteúdo é fruto de uma longa e ininterrupta pesquisa do autor, iniciada em 1981 na Ensb-A de Paris, que o levou a visitar ateliês, escolas, museus, mosteiros, monumentos, galerias e cursos em cerca de 15 países.

A enciclopédia é dividida em cursos online que transmitem informações profissionais sobre as mais diversas técnicas de pintura, pigmentos, procedimentos artísticos, fórmulas, dicas de manuseio, informações teóricas, históricas, físico-químicas e práticas,
com centenas de fotos, textos e vídeos.

Conheça uma página da enciclopédia on-line: história da iconografia.

Para aqueles que desejam estudar através de uma versão impressa, o livro Técnicas de Pintura está em sua segunda edição, ampliada, e aborda, de forma mais compacta e resumida, todas as técnicas amplamente desenvolvidas e detalhadas na enciclopédia online.

O AUTOR

afrescosSérgio Prata iniciou seus estudos em técnicas de pintura nos atelieres da École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, onde se tornou aluno de Bernard Delamarche em afrescos e de Abraham Pincas, em techniques de la peinture.

Em 2002, estudou iconografia com Hélène Iankoff no Atelier Saint-Luc de Paris e pesquisou procedimentos de fabricação de materiais artísticos na Sennelier (Bretanha) e vitralismo em atelieres de Paris e de Chartres.

Foto: Marcelo Marafante. Aula de afrescos no atelier.

Em 2006 viajou pela Borgonha e Bretanha, visitando atelieres de artistas.

Em 2008, viajou novamente pela França, passando pela Dordonha, onde visitou as pinturas rupestres de Lascaux, e visita os monges iconógrafos de Meteora e do Monte Athos, na Grécia, e diversos atelieres europeus, em busca de mais informações técnicas, em diversos setores.

No México, em novembro de 2008, recebeu um prêmio na categoria pintura da Bienal de Chapingo, e pesquisou os afrescos e obras monumentais dos grandes muralistas deste país. Prata exerce carreira como artista plástico desde a década de 80, e suas obras nas mais diversas técnicas atestam sua experiência prática. Leciona as técnicas que aborda nesta enciclopédia on-line, nos cursos presenciais organizados no atelier Prata, para onde convergem estudantes e artistas interessados em pesquisa e capacitação profissional.

Sérgio Prata é autor de obras em diversas técnicas, e de pinturas de arte sacra em várias Igrejas, e na intenção de partilhar conhecimentos, edita o conteúdo da Enciclopédia on-line de Técnicas de Pintura.

O conteúdo resumido desta enciclopédia está disponível no livro Técnicas de Pintura.

Ao contrário de uma enciclopédia impressa, que tem seu conteúdo fechado em uma edição, a enciclopédia on-line permite ao autor a ampliação constante de conteúdo.

A inclusão de vídeos, textos, fotos, fórmulas e procedimentos, sempre com qualidade profissional no setor das artes plásticas, lhe permitem adquirir uma formação profissional, nas diversas técnicas abordadas.

Veja uma apresentação do autor aos editores de arte da França, pelo Presidente da Sennelier e Raphael.

PROCEDIMENTO DE COMPRA

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br