arte sacra  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato








vídeos

Catedral de Sorocaba

sorocabaA abside da Catedral de Sorocaba possuía uma pintura de Tomazzini, datada de 1930. Por iniciativa do Padre Tadeu Moraes, iniciamos um novo projeto de pintura para este espaço, propondo a marouflagem de um novo suporte, para proteger a pintura anterior, possibilitando uma futura restauração da pintura original. 

 

 

 

 

 

 

A Comissão do Patrimônio Cultural da cidade aprovou o projeto atual, e por motivos éticos, insistimos em facilitar a preservação da pintura anterior, utilizando o procedimento mais indicado para este caso.



Leia um artigo do artista sobre a pintura da ábside da Catedral.

 

foto

Vista da abside após a pintura do Pantocrator, de Sérgio Prata.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O procedimento de marouflagem adotado envolve a colagem de um papel (camada de intervenção) com possibilidade de reversibilidade, o que facilita a restauração da pintura anterior. A cola é passada sobre a parede, fixando e refaceando a pintura anterior, sem destruí-la.

 

foto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A pintura é coberta, podendo ser descoberta posteriormente. Desta maneira, o suporte é preparado sobre a pintura anterior, sem avarias à camada pictural da pintura encoberta. A nova pintura, inspirada no projeto acima, representa um Cristo Pantocrator, ladeado por anjos músicos. A pintura é feita com pigmentos e tintas acrílicas, em técnica mista de cera emulsionada sobre o papel marouflado.

 

foto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pintura do Pantocrator. O artista sobre o andaime, na ábside da Catedral.


Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br