homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato

sumarioIntroduçãoHistóriaEvolução

ferramentasLinhas de forçaElementos verticaisCirculação do olharcaminho visualgeometriatriangulação

análise de obrasbatalharecantoceiasonhoCiclo da uvacruzmúsicosolharcriaçãoTransfiguraçãooutras obras

BibliografiaColaboradores

presenciais
on-line
cdrom
dvd
videostécnicas de pintura
anatomia artistica
compisição de obras
 

Composição de obras de arte

 

As ferramentas de composição de uma obra são conhecimentos essenciais ao trabalho de um artista, quando este deseja traduzir em formas e cores, com equilibrio e harmonia, um tema, uma ideia, através da criação.

Percebemos, intuitivamente, quando uma obra de arte está truncada, sem harmonia e ritmo. Percebemos, igualmente, quando uma obra atinge um ponto de maestria, onde a harmonia e a composição aprimoradas nos levam a degustá-la nas suas sutilezas e integridade, captando nossa atenção e seduzindo os sentidos.

Parte integrante do CD-Rom, a composição de obras de arte é o estudo das linhas de força, ritmos, caminhos visuais, geometria, e das ferramentas utilizadas pelos artistas de todos os tempos, na criação e elaboração de suas obras.

 

 

Palestra na Fundaçao Patricia Galvao, Santos SP, 2013.

Prata partilha os conhecimentos adquiridos no curso de Analyses d´une Oeuvre, ministrados por James Bloedé, no Museu do Louvre e na École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris.

O autor revela os segredos de composição de algumas suas obras, apoiado nos conhecimentos dos mestres antigos. Contém textos, imagem e locução, em interação multimídia.

O curso presencial de Composição de obras de arte aborda os conceitos básicos utilizados pelos artistas das mais diversas épocas, do baixo-relevo grego à pintura monumental ocidental.

Para aprender composição de obras de arte, adquira o CD-Rom.

 

Linhas de força e de caminho visual da pintura do recanto, de Sérgio Prata. Pintura mural, piso inferior do Castelo Trevizzo, Santa Felicidade, Curitiba (PR), Brasil.

 

 

 

Sérgio Prata fala sobre a composição na obra de Cézanne, em palestra na La Galerie de Carantec, Bretanha, França (2006), à convite de Jean Roch Sauer, vice presidente da Sennelier et Raphael.

 

 

Para saber mais:
Curso online de composição de obras de arte.


Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br