livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras

estilo
historia
materiaisCola de pele de coelhocola de peixemixtioncoximpolonesapinceisfacafolhasbrunidores

suportesmadeiraargilaEscaiolaresinasvidros

preparaçãolixamentocola madreencolagemindumento
TemplaBolo de Armênia

douraçãobrunimentopinturatemperaspigmentosíconesEstofadosEsgrafiadoscarnações

proteçãogoma lacapátina

bibliografiafornecedorescolaboradores


CURSO PRESENCIAL DE DOURAÇÃO, POLICROMIA E ESGRAFIADO

O dourador e policromista José Manuel Bajo Fernandez tem em seu curriculum diversas obras de restauro e douração na Espanha e Inglaterra, encomendas executadas para diversos países, e cursos ministrados no Brasil, no atelier Prata e em atelieres de Fortaleza e Tiradentes (MG).

Assistente: Gabriela De Laquila Quintale, formada por José Manuel.

Conteúdo do curso: Confecção do bólus e a douração com ouro italiano de 22 quilates. Policromia em superfícies planas e volumétricas com douração e trabalho de estofados e esgrafiado (técnica tradicional de pintura com têmpera sobre douração com retiradas da camada pictural para que apareça a decoração com ouro), na técnica secular européia.

Pintura em têmpera. Em madeira e escayola (molduras, esculturas e ícones). Mixtion sobre resina e metal. Douração à base d´água sobre vidro (glassgilding). Noções de restauração de policromia e douração em esculturas e volumes. Falso mármore.


José Manuel Bajo Fernandez começou a trabalhar como aprendiz de policromia e douração aos 16 anos, com o mestre Antônio Mesquida, em 1989, em Madrid. Foi colaborador do famoso escultor Juan de Avalos, em 1993, 98, 2000 e 2002, fazendo policromia e douração em várias de suas esculturas.

 

Executou trabalhos para diversas Catedrais, Igrejas e Conventos da Espanha, entre as quais valem ser destacadas a Catedral de Burgos, Catedral de Almudena de Madrid, Catedral de Astorga, e outras.

O dourador trabalhando na grua sobre a escultura monumental “Nuestra Señora del Encuentro”, de onze metros de altura, fundida em bronze e com douração, de Juan de Ávalos, em Ciudad Real, Castilla de la Mancha.

Trabalhou na mais importante empresa de restauração de Patrimônio Histórico da Espanha - El barco restauraciones - entre os anos de 1996 e 2008, executando obras de policromia e douração para o Palácio Real de Aranjuez, El Escorial de Madrid (incluído entre as sete maravilhas do mundo), Palácio de la Granja de San Ildefonso na Segóvia, Parador Nacional de Tordesilhas em Valladolid, Museu El Greco em Toledo, Ayuntamiento de Salamanca, Universidad de Valencia, Casa Consistorial de Badajoz, tendo participado das obras executadas nas sessenta salas do Palácio Real de Madrid, para o casamento de Felipe de Bourbon, Princípe da Espanha.

Iniciou os trabalhos com sua empresa própria, Artedores, em 2008. Executou as obras de policromia e douração do Teatro de Pompeya em Madrid, para o arquiteto Raphael de Moneo.

José Manuel fez as dourações para a Igreja de Santa Mônica, projeto moderno do arquiteto Ignácio Vicents, que obteve o Prêmio oferecido pela Revista WallPaper como “melhor design de igreja em 2008”.


Douração da Iglesia Santa Monica, reconhecimento internacional.

 

Sua obra de maior caráter monumental é a Catedral de Plasencia, em Cáceres, onde recuperou todas as dourações e policromias originais, orientando e dirigindo uma equipe de 27 pessoas.

Veja fotos das obras da Catedral de Plasencia, restauradas por José Manuel Bajo Fernandez e sua equipe.

MATERIAIS PARA O CURSO PRESENCIAL

Todos os materiais para a douração serão oferecidos pelo atelier, para a formação dos profissionais durante os exercícios propostos. Os alunos que forem participar da semana de aulas, receberão uma cartela de ouro 22 k. Os que forem participar das aulas de um dia, receberão o material necessário para a diária de aula.

No curso presencial, o aluno deve trazer uma cartela de ouro 22 kilates. Todos os demais materiais de douração necessários durante o curso são oferecidos pelo atelier, e seu custo está incluso no valor acima.

Os douradores e alunos durante o curso.

 

Curso de douração com José Manuel Bajo Fernandez, no atelier Prata, em 2012.


 

 

Acima: o resultado de uma semana de trabalhos, no curso de douração, policromia e esgrafiado.

Conheça as esculturas em argila de Mariano e Guilherme Morais.

 

No filme acima, alguns trechos do curso avançado de douração, policromia e estofados, com a presença dos escultores Carlos Calsavara e Ronaldo Nascimento, de São João del Rey (MG), Guilherme Morais (Pernambuco), da professora de artes Gabriela Laquila, e das restauradoras Isabel Halfen Torino (Pelotas RS) e Maria Teresa Freitas (São Paulo).

 

 



A policromista e douradora Gabriela Quintale colabora com conteúdo em novos vídeos para o curso online de douração, policromia e esgrafiado.


Curso online de douração, policromia e esgrafiado, segundo a escola espanhola.

Conheça o atelier Prata, e saiba como chegar até o local.

Veja fotos de cursos com especialistas de outros países, no atelier Prata.

 

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br