hometopo  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato





História - Sérgio Prata

escultura em areiaAo assistir entusiasmado os desenhos feitos por um amigo de seus pais, Marzio, engenheiro do Ita, na casa da Avenida Tívoli, em São José dos Campos, onde residia, perguntou inocentemente ao desenhista se a caneta era mágica. Recebeu como resposta: -"Não é a caneta que é mágica... todo mundo pode desenhar."

Desde esta época, lá pelos anos 1970, Sérgio vem tentando desenhar.
Lembra o artista que seu avô Manolo, de Santos, guardava os papéis de embrulho de pão lá da Panificadora Marechal, lá do canal 2, para que seu neto desenhasse, quando de férias na cidade praiana.
Visitando as livrarias do Gonzaga, em Santos, teve acesso aos primeiros livros de desenho que copiava pacientemente, desde a infância.
Com o apoio de seus parentes, foi se destacando como desenhista entre seus amigos de escola, e mais tarde como jovem escultor em areia, nos concursos realizados pela Air France, nas praias Brasileiras.
No momento de prestar vestibular, Sérgio hesitava entre optar pelos estudos de medicina ou de Artes. Seus amigos de classe fizeram votação, e foi decidido, por maioria, que ele deveria estudar artes.... suas caricaturas de professores já faziam sucesso entre os amigos do Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Aos 17 anos de idade, Sérgio venceu o concurso nacional de esculturas em areia, logo após ter sido aprovado na USP (Escola de Comunicações e Artes). Como prêmio, uma viagem até Paris, que o jovem estudante aproveitou como passo de partida, para viajar diversos países da europa e se preparar para ingressar em duas escolas nacionais superiores de arte de Paris, na França. Começava assim uma carreira de estudos, e de sucesso nas artes plásticas. De volta ao Brasil, Sérgio iniciou um longo caminho, retratando, expondo, lecionando, executando obras murais, afrescos, painéis, e a pintura de centenas de metros quadrados...

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br