livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras
sumario
historia
iconoclasmo
estilosteologiaathos
Roublevigreja ortodoxadesviospantocratormodelosoraçãodesenhoperspectivageometriamadeiraetapas
levkastreinamentotransferênciaovopigmentospinturadouração
assistesolifabênçãoriza
bibliografiacolaboradores
Ícones

ICONOGRAFIA

As etapas da iconografia: confecção do levkas, técnicas de transferência do desenho, treinamento dos traços do iconógrafo, confecção do bólus e a douração, pintura em têmpera. Teologia da imagem e geometria aplicada.

 


Ícone de São Pedro, escrita pelo Monge Yácovos, no Mosteiro Dionisius, Monte Athos, Grécia, 2008.

 

 

 

O ícone é uma imagem sacra, que aplica teologia nas cores, formas, símbolos e perspectiva. A utilização destas ferramentas na iconografia tradicional tem a intenção de nos libertar da emotividade e nos levar até um encontro com o sagrado.

Os ícones não retratam o mundo real, mas nos abrem a janela do invisível, levando-nos à transcendência.

Enquanto a arte profana exprime freqüentemente a inquietude temporal, do momento, e apresenta a brutalidade, covardia e agressão mundana, a arte sacra manifesta, para os que a observam, os sentidos do eterno e do imutável, nutrindo, com a beleza, a alma humana.

fotos do curso presencial de iconografia no atelier Prata

 

Um ícone é, portanto, um espelho da alma. A arte da iconografia é uma forma de catequese, um método de ensino, para todo tempo e lugar, que fala da beleza infinita de Deus, e sobre a alegria interior. 

A conduta de um iconógrafo é fruto de um longo aprendizado, que envolve conhecimentos de teologia da imagem, elementos de estética, técnicas específicas de preparação do suporte, pintura em têmpera, afresco e encaustica, douração, mas não se limita ao mundo material.

Trata-se também de uma postura pessoal: o hesicasmo, uma forma de oração constante que segue o ritmo da respiração, em busca do apaziguamento das paixões do mundo e o esquecimento do ego, para servir como instrumento de representação de um mundo Divino, superior. Iconografia é uma forma de pintura feita em oração.


Aula de iconografia com Helene Iankoff, do Atelier Saint Luc de Paris, em 2002.

 

A confecção de um ícone é uma verdadeira celebração litúrgica, cujos passos não podem ser subvertidos.

Todos os procedimentos da iconografia surgiram da prática, mas adquirem um significado teológico e simbólico dentro da liturgia. A pintura de Ícones envolve uma mística própria.

O atelier de ícones é considerado um local de oração, um espaço de vida interior.

 

Aula de iconografia no atelier Aghios Mandylion, em Sao Paulo, 2003.

Conheça o curso on-line de iconografia, que você pode cursar em sua residência, comunidade ou atelier, através da internet. Veja como é formatado o curso, visitando uma página: história da iconografia.

O autor deste curso iniciou suas pesquisas em iconografia visitando diversas Igrejas da Grécia, em 1981. De volta à Paris, estudou afrescos, têmpera e especializou-se nas demais Técnicas de Pintura na École Nationale Supérieure des Beaux Arts, entre 1981 e 1986.

Após ter executado pinturas sacras de algumas Igrejas no Brasil, aprofundou seus estudos em iconografia bizantina com a iconógrafa Hélène Iankoff, do renomado e tradicional Atelier d´iconographie Saint-Luc de Paris em 2002, e organizou cursos e exposições de iconografia no Brasil.

 

Alessandro Sabella entrevista Sérgio Prata, sobre sua viagem ao Monte Athos, Grécia.

 

Em 2008, visitou dezenas de mosteiros da Grécia, em sua pesquisa técnica e iconográfica, em Meteora, Atenas, e no Monte Athos, com monges iconógrafos, artistas sacros e restauradores de arte Bizantina.

museu bizantino

 

Com a colaboração da teóloga e iconógrafa Hélène Iankoff, do Padre e iconógrafo Marcelo Bertani (Dimitri) e da Irmã Cida Labinas, e com os conhecimentos captados durante uma pesquisa junto à iconógrafos de diversos países, realizada durante três décadas, Sérgio Prata formatou um curso que colabora com a iniciação em iconografia, abordando um vasto e essencial conteúdo de teologia das images, técnicas e procedimentos, cujo sumário você pode ver na coluna ao lado.

 

 

 

A iconógrafa Monja Rebeca, cujos conhecimentos também descendem da Escola de Iconografia de Paris (atelier Saint Luc, do Bispo Jean de Saint Denis e de Hélène Iankoof), com formação na Grécia (escola Calcídica) e grande experiência nos países de leste, passa também a colaborar com informações de grande qualidade que compõem este curso.

 

Pré-requisito: curso online de iconografia.

ICONES

 

 

 

Acima: Making off da entrevista para a TV Aparecida.

Abaixo: entrevista sobre o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

 

 

 

ENCOMENDAS DE ÍCONES:

O Atelier trabalha sob demanda, atendendo encomendas de ícones para comunidades e particulares.

Ícone de Nossa Senhora do Carmo e de Jesus sobre a montanha, para particular.

 

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br