homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato







Aglutinantes


 

 

 

 

 

 

Aglutinante de manipulação artística artesanal: cera saponificada e emulsionada

assina uma linha de aglutinantes artísticos produzidos artesanalmente e em pequena escala, destinados à utilização profissional, empregando as melhores fórmulas e ingredientes, garantindo estabilidade à pintura, graças à aplicação dos conhecimentos de física e química provenientes dos melhores atelieres do mundo, entre eles, o atelier de techniques de la peinture da Ensb-A de Paris.

Todos os aglutinantes são manipulados sob demanda, destinados ao emprego artístico.


MÉDIUM DA ENCÁUSTICA A FRIO - cera saponificada e emulsionada, para trabalhos a frio.

O aglutinante obtido pela saponificação e emulsão da cera de abelha (pura) foi desenvolvido pelos professores e químicos do atelier de Techniques de la Peinture, da École Nationale Superieure des Beaux Arts de Paris e adequado ao clima Brasileiro pelo artista plástico e técnico em pinturas Sérgio Prata. Com este aglutinante, Prata pintou centenas de metros quadrados de pintura mural e obras sobre tela.

Compatível com os pigmentos em pó e as demais técnicas à base d´água, permite diminuir o rebatimento de luz da tinta acrílica, condição essencial para a pintura mural. Trata-se de um dos melhores aglutinantes para o clima brasileiro, pois é alcalino, hidrófobo e estável em clima tropical úmido. Apesar de ser amplamente divulgado pelos historiadores, técnicos de pintura e especialistas, este aglutinante não é produzido pelas indústrias dos materiais artísticos dos diversos países.

Para saber mais, leia o livro Técnicas de Pintura.


Veja procedimento de compra

 

OUTROS AGLUTINANTES


MÉDIUM DE ENCÁUSTICA - cera fusionada em essência com resina, para trabalhos a frio.

 

MÉDIUM DA AQUARELA - aglutinante para a maceração de pigmentos e dissolução de aquarelas.

 


MÉDIUM DO GUACHE - Aglutinante para maceração de pigmentos e confecção de guaches.

 


MÉDIUM DO PASTEL SECO - para maceração de pigmentos e confecção de pastéis.

 

AGLUTINANTE DE TÊMPERA DE OVO, destinado a pintura de ícones sobre levkas.

 

MÉDIUM PARA ÓLEO, que possibilita o trabalho de gordo sobre magro, com excelente interação entre as camadas, em técnica mista.

 

EMULSÃO BIFÁSICA PARA ÓLEO, que possibilita o trabalho de magro sobre gordo, com excelente interação entre as camadas, em técnica mista.

O gel medium empregado pelos renascentistas, que permite a secagem rápida em profundidade na técnica de pintura à óleo também trambém é preparado sob demanda.

Os aglutinantes manipulados pelo atelier são destinados aos artistas que desejam fabricar suas próprias tintas, ou alterar suas formulações, com ganhos de qualidade físico-químicas e picturais.
A orientação para a utilização correta e melhor aproveitamento dos aglutinantes é descrita nos cursos on-line e presenciais do atelier.

Todos os aglutinantes são elaborados de forma artesanal, sob encomenda, e entregues diretamente aos artistas interessados.

Enciclopédia Atelier Prata - celular / portable / cel phone / whatsapp: 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br