hometopo  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato





FRANÇA 2006


Pintura na Borgonha
Sérgio Prata pinta na Borgonha,  Jean Roch Sauer, vice-presidente da Sennelier fala sobre pigmentos e Elodie Rosier pinta um trompel l´oeil.

O artista plástico Sérgio Prata esteve na Bretanha, Borgonha e em Paris, na França, no ano de 2006.
Prata viajou patrocinado pelas empresas Sennelier (www.sennelier.fr) e Raphael, que forneceram tintas aos pintores impressionistas e que hoje é são algumas das maiores empresas mundiais do ramo de produtos artísticos.

Jean Roch SAUER, vice-presidente dos materiais artísticos Sennelier e dos famosos pincéis Raphael, conheceu Sérgio Prata em 2002, quando o artista esteve na França, como Professeur en stage na Ensb-A de Paris.
 
Interessado na formulação de materiais artísticos, Sérgio visitou a empresa Sennelier e participou de palestra sobre materiais artísticos proferida por Jean Roch aos pintores do grupo Couleurs de Bretagne.

A concordância do foco de interesses de ambos, o reconhecimento mútuo de competência e o olhar aguçado sobre a mesma matéria, deu início à uma amizade e que começou com a partilha de conhecimentos e resultou em uma nova linha de produtos industriais da Sennelier, sugeridos aos químicos, no laboratório da empresa, pelo artista, pesquisador e técnico em pinturas artísticas Sérgio Prata.

À convite do artista, Jean Roch SAUER esteve no Brasil com sua esposa, no mesmo ano, sendo hospedado na residência do artista, quando viajou até Parati e às cidades históricas mineiras.

Retornando à França em 2006, para acompanhar seu amigo convalescente, Sérgio Prata aproveitou a estadia para pintar, na Borgonha e na Bretanha, visitando outros artistas, museus e atelieres.



Nesta oportunidade foi convidado pelos diretores de La Galerie de Carantec, para organizar uma exposição de obras trifásicas no finistério, na bela cidade turística à beira do canal da Mancha, classificada entre as 10 vilas mais charmosas da França.

Paralelamente, participou de encontro de oração em Taizé (Borgonha), e conduziu o convalescente Jean Roch ao monastério Budista dos Mil Boudas.

-"Os bretões são simpáticos e acolhedores, sinto uma grande afinidade com este povo, me sinto em casa na Bretanha. Conheci artistas de grande expressão durante esta viagem, com obras consistentes e carreiras bem fundamentadas", diz Prata.

"Estar sob o patrocínio da Sennelier me possibilitou conhecer mais e melhor sobre arte, técnicas e sobre o olhar atencioso dos químicos industriais para as necessidades atuais dos artistas."

 

artistas

Com o pintor Rode e a vitralista Clotilde Gontel no atelier de Carmelo de la Pinta, em Pont-Aven, a cidade dos artistas. 

amigos

Com o artista Rode e o empresário Jean Roch SAUER, vice presidente da Sennelier.

amigos

Jean Roch, Geeraerts e Sérgio Prata.

amigos

Rode, Jean Roch, Carmelo de la Pinta, em Pont Aven. Artistas patrocinados por Sennelier e Raphael.

amigos

Na Galerie de Carantec, Finistério, com Isabelle d' Arboussier, Jean Roch Sauer, Christine de Langle, Clotilde Gontel e Claude de Langle. Exposição de André Brasilier.

 

 

 

amigos

Dominique, Elodie Rosier (ex-aluna) e Jean Roch Sauer. Atelier Rosier na localidade de En Besset, em St. Verand, na Borgonha.

 

amigos

No atelier de Iconografia Saint Luc, de Paris, Jean Roch Sauer, Frei Jacques-Paul e Hélène Iankoff, teóloga e iconógrafa.

aquarela

Paisagem da Borgonha, aquarela feita pelo artista na residência da artista Elodie Rosier, 2006.

 

frança

Pintando a paisagem da casa dos artistas Elodie Rosier e Eric Bensousan, na Borgonha.

 

 

 

 

 

 

 

pintando

Pintando a tela trifásica "Le couple", na Borgonha, com 43 graus de temperatura, no verão Francês. Borgonha, 2006. Coleção família Sauer, (Sennelier et Raphael) França.

picasso picasso

Museu Picasso, no Marais.

marais

A belíssima Place des Vosges, onde viveu Victor Hugo, e onde tive a chance de estudar desenho da figura humana e fotografia, em 1981, no cours du soir de la mairie de Paris, com Mr. Raveau. Foto de 2006.

foto

Pont-Aven é bela demais. Sem palavras.

sothebys

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br