livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras
sumario
historia
iconoclasmo
estilosteologiaathos
Roublevigreja ortodoxadesviospantocratormodelosoraçãodesenhoperspectivageometriamadeiraetapas
levkastreinamentotransferênciaovopigmentospinturadouração
assistesolifabênçãoriza
bibliografiacolaboradores
Ícones

Saiba mais.

 

O ícone é uma imagem sacra, que aplica teologia nas cores, formas, símbolos e perspectiva. A utilização destas ferramentas na iconografia tradicional tem a intenção de nos libertar da emotividade e nos levar até um encontro com o sagrado. Os ícones não retratam o mundo real, mas nos abrem a janela do invisível, levando-nos à transcendência.

Ícone de São Pedro, escrita pelo Monge Yácovos, no Mosteiro Dionisius, Monte Athos, Grécia, 2008.

Enquanto a arte profana exprime freqüentemente a inquietude temporal, do momento, e apresenta a brutalidade, covardia e agressão mundana, a arte sacra manifesta, para os que a observam, os sentidos do eterno e do imutável, nutrindo, com a beleza, a alma humana.

Um ícone é, portanto, um espelho da alma. A arte da iconografia é uma forma de catequese, um método de ensino, para todo tempo e lugar, que fala da beleza infinita de Deus, e sobre a alegria interior. 

A conduta de um iconógrafo é fruto de um longo aprendizado, que envolve conhecimentos de teologia da imagem, elementos de estética, técnicas específicas de preparação do suporte, pintura em têmpera, afresco e encaustica, douração, mas não se limita ao mundo material. Trata-se também de uma postura pessoal: o hesicasmo, uma forma de oração constante que segue o ritmo da respiração, em busca do apaziguamento das paixões do mundo e o esquecimento do ego, para servir como instrumento de representação de um mundo Divino, superior. Iconografia é uma forma de pintura feita em oração.


Aula de iconografia no Atelier Saint Luc de Paris, em 2002.

A confecção de um ícone é uma verdadeira celebração litúrgica, cujos passos não podem ser subvertidos. Todos os procedimentos da iconografia surgiram da prática, mas adquirem um significado teológico e simbólico dentro da liturgia. A pintura de Ícones envolve uma mística própria. O atelier de ícones é considerado um local de oração, um espaço de vida interior.

ICONES

 

 

 

 

Conheça o curso on-line de iconografia, que você pode cursar em sua residência, comunidade ou atelier, através da internet. Veja como é formatado o curso, visitando uma página: história da iconografia.

O autor deste curso iniciou suas pesquisas em iconografia visitando diversas Igrejas da Grécia, em 1981. De volta à Paris, estudou afrescos, têmpera e especializou-se nas demais Técnicas de Pintura na École Nationale Supérieure des Beaux Arts, entre 1981 e 1986.

Após ter executado pinturas sacras de algumas Igrejas no Brasil, aprofundou seus estudos em iconografia bizantina com a iconógrafa Hélène Iankoff, do renomado e tradicional Atelier d´iconographie Saint-Luc de Paris em 2002, e organizou cursos e exposições de iconografia no Brasil.

Em 2008, visitou dezenas de mosteiros da Grécia, em sua pesquisa técnica e iconográfica, em Meteora, Atenas, e no Monte Athos, com monges iconógrafos, artistas sacros e restauradores de arte Bizantina.

Com a colaboração da teóloga e iconógrafa Hélène Iankoff, do Padre e iconógrafo Marcelo Bertani (Dimitri) e da Irmã Cida Labinas, e com os conhecimentos captados durante uma pesquisa junto à iconógrafos de diversos países, realizada durante três décadas, Sérgio Prata formatou um curso que colabora com a iniciação em iconografia, abordando um vasto e essencial conteúdo de teologia das images, técnicas e procedimentos, cujo sumário você pode ver na coluna ao lado.

A iconógrafa Monja Rebecca, que leciona no atelier Ortodoxo de São Lucas (Rio de Janeiro), cujos conhecimentos também descendem da Escola de Iconografia de Paris (atelier Saint Luc, do Bispo Jean de Saint Denis e de Hélène Iankoof) passa também a colaborar com informações que compõem este curso.

Após a iniciação feita através do curso on-line, os alunos podem agendar um curso presencial no atelier.

PROCEDIMENTO DE COMPRA

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br