livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras

sumario










Sumário da 2a. edição do livro Técnicas de Pintura.

"Il est un puit de connaissances, un chercheur dans tous les domaines techniques des arts plastiques, sur tous types de supports."
Carta de apresentação aos editores Franceses, escrita por Jean-Roch Sauer, vice-presidente das marcas Sennelier e Raphael, em 2006.

"Felizmente, ainda nos resta um teimoso". Carlos Scliar, sobre o autor, ao comentar seus conhecimentos em técnicas antigas, como afresco e encáustica.

"Sérgio oferece, em Técnicas de Pintura, aquelas dicas que, em qualquer tendência ou escola, vão ser muito bem-vindas, obrigado!" José Carlos Fernandes, Caderno G, Gazeta do Povo, Paraná.

- "Sérgio está fazendo um trabalho muito bom para nós, estudantes de arte".
Marilice Cunha. Estudante de arte, leitora crítica, de São Paulo, após ler um preview da segunda edição.

Veja outras repercussões da mídia.

A segunda edição impressa do livro Técnicas de Pintura, com conteúdo ampliado, está em diagramação final.

Sérgio Prata inova em técnicas de pintura, propondo não somente as técnicas nobres do passado, mas abordando as novas tecnologias que pesquisa e os procedimentos de pintura que cria com pigmentos especiais, ainda não produzidas pela indústria, e pouco conhecidas pelos artistas.

Aborda também a teologia da imagem, em iconografia, as técnicas seculares do vitral, cujos conhecimentos foram perdidos nas Escolas de Arte no Brasil.

Sumário da segunda edição:
Apresentação, Ideias, Introdução às Técnicas, Colas, Resinas, Pincéis, Suportes, Papéis, Madeiras, Telas, Paredes, Maruflagem, Aglutinantes, Afrescos, Encáustica, Caseína, Têmpera do Ovo, Aquarela, Guache, Óleo, Pastel seco, Acrílico, Alquídico, Técnicas especiais, Cerâmica, Vitrais, Ícones, Douração, Pigmentos, Pigmentos especiais, Toxicologia dos materiais, Tintas do mercado, Bibliografia, Ficha técnica.

Formato da segunda edição impressa: 160 páginas, com cerca de 48 páginas coloridas, papel couché. Capa em papel suprema, com acabamento em verniz UV. Tiragem: 1000 exemplares.

Neste livro, o autor-artista-pesquisador aborda as mais nobres técnicas de pintura, revelando os conhecimentos, dicas de manuseio, a manipulação e confecção dos materiais artísticos e obras nas variantes técnicas seculares e tradicionais.

O conteúdo é de formação profissional, contando com a colaboração de especialistas internacionais, dos melhores atelieres de arte por onde pesquisou o autor.

Com a versão em pdf (160 páginas com mais de 300 fotos coloridas) já disponível, você abre o livro diretamente em seu computador, e tem acesso às melhores informações profissionais, podendo imprimí-las e salvá-las, para estudar no conforto de seu atelier, residência ou escritório.

Ronaldo Dimitrow e Caetano Ferrari colaboraram na produção das fotos de materiais artísticos, feitas pelo fotógrafo Sérgio Polignano, na loja de materiais artísticos Pintar, em São Paulo. O lançamento da segunda edição está previsto para o primeiro semestre de 2010.

Você ainda pode inserir o logotipo de sua empresa, e como participar desta edição, como patrocinador, anunciante ou apoiador cultural. Saiba como.

Destinado aos estudantes de arte e artistas profissionais, trata-se de uma obra de referência para o estudo de técnicas de pintura, pois revela os conhecimentos profissionais mais sofisticados da profissão artística, de forma didática, mostrando o passo a passo e as sutilezas do trabalho do artista plástico e sacro profissional, acrescentando informações técnicas nunca antes documentadas e compartilhadas no Brasil.

 


paulo autranPaulo Autran prestigiou o lançamento da primeira edição do livro, na Livraria Cultura, em São Paulo, 1995.

O conteúdo da segunda edição deste livro é fruto de uma pesquisa iniciada pelo artista em 1981, sem interrupção desde então.

Prata apresenta as dicas profissionais provenientes dos melhores atelieres de técnicas de Pintura de Paris e da França, revelando aos leitores de forma clara e direta, o savoir-faire dos ofícios da Arte da Pintura, através da execução de dezenas de pinturas, em diversos tipos de suportes. 

 

O autor é artista plástico, artista sacro e técnico em pinturas pela Ensb-A de Paris. Investe em pesquisa nesta área do saber artístico, desde 1981, junto à capacitados professores e colaboradores.

Esta pesquisa continuada, que levou o autor a 15 países, adiciona e amplia o conteúdo e conhecimentos para a segunda edição.

Segundo Caetano Ferrari, maior especialista Brasileiro e Bibliófilo em tecnologia de materiais de pintura, o livro Técnicas de Pintura lança uma luz sobre procedimentos antigos como o afresco, desconhecido pela maioria dos estudantes de arte e pintores atuais, revelando de maneira didática os procedimentos artísticos renascentistas e contemporâneos.

Caetano Ferrari participa da segunda edição, como orientador de Bibliografia e de tecnologia de materiais.

Foto feita durante a produção das fotos dos materiais para o novo livro.

 

 

 

Se você deseja adquirir capacitação técnica para fazer arte com qualidade, criando obras que resistirão ao tempo, adquira este livro, que leva até você os conhecimentos raros (e muitas vezes mantidos em segredo) dos ofícios que empregam os materiais mais nobres daa história da arte.

"Faça o que você fizer em arte, dê sempre o seu melhor, tente dedicar-se com a sua máxima capacidade. Assim estará em paz com você mesmo. O tempo dirá se suas obras foram boas".

Burle Marx

Após a conversa com o grande paisagista, Sérgio Prata iniciou os trabalhos de criação e execução dos grandes afrescos de Santa Felicidade, em Curitiba.

Roberto Burle Marx, após ser retratado em litogravura pelo artista, incentivando-o para a execução dos afrescos na técnica tradicional, em Curitiba.

 

 

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br