homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato















Cerâmicas para a fachada da Igreja Nossa Senhora das Graças (RJ).

A comunidade de Marechal Hermes, do Rio de Janeiro, recebeu dois painéis em cerâmica de autoria do artista Sérgio Prata, encomendados à pedido dos Freis André Ricardo Zago e Arthur Vianna.

O desenho inicial é feito pelo artista, e logo em seguida, são colocadas largamente as cores de fundo, iniciando a modulação das formas.

A técnica de hachureamento é empregada, para manter o grafismo próprio do artista.

A pintura exige um certo malabarismo, algum alpinismo e muito capricho. O treinamento das pinceladas da iconografia auxilia muito na execução das linhas de contorno, de panejamento, da figura.

 

Os trabalhos de pintura são executados pelo próprio autor, mantendo a gestualidade e os traços originais do artista.

Não existe processo industrial.

O que distingue o atelier Prata em relação aos demais: todas as etapas da produção; a criação do projeto, ampliação e transferência do desenho, execução da pintura e do acabamento, são realizadas pelo próprio artista, mantendo a originalidade e veracidade na obra.

Para especialistas em arte, existe uma grande diferença entre uma obra original, feita pelo próprio artista, e uma obra feita por um executante, realizado a partir de um projeto em escala reduzida.

O detalhamento das linhas e formas é feito com finos pinceís de marta Kolinsky importados da França, que permitem linear com estilo e perfeição.

As tintas são maceradas no atelier, com verniz feito de resina Dammar importada, e as peças são levadas ao forno, para a fixação na glasura, queimando a 850 graus centígrados com um patamar seguro de manutenção de queima, para a boa fixação das glasuras.

 

 

Detalhes do trabalho de Santa Rita de Cássia. Podemos ver as 3 cores empregadas, mantendo o gestual nas sombras, os vestígios do desenho, e o acabamento delineado, antes da queima do painel.

Após a queima, as peças são embaladas cuidadosamente, e transportadas para a instalação nas paredes da Igreja, devidamente preparadas. A instalação das obras foi acompanhada pelo autor.

Assistentes: Clayton Caner e Francisco das Chagas (atelier). Alex e Paulo (instalação). Período de execução das obras, de fevereiro à abril de 2010.

Veja também:

As obras de restauração das pinturas artísticas da Igreja Nossa Senhora das Graças.

Outras obras em cerâmica.

Outras obras de arte sacra realizadas pelo artista.

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br