homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato















Desenhos

justiçaSérgio Prata iniciou seus estudos de desenho desde menino, copiando modelos em livros didáticos importados, de desenho. Destacou-se pela primeira vez como desenhista, ganhando um prêmio quando estudava no João Cursino, em São José dos Campos. Em Bragança, para onde mudou em 1974, foi aluno de Cristina Almeida, com quem aprendeu seus primeiros retratos, aos 11 anos de idade, no Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Na adolescência, estudou desenho com a pintora argentina Mael.
Na USP, em 1981, desenhou seus primeiros nús, e no segundo semestre do mesmo ano, já em Paris, foi aluno de Mr. Raveau, em desenho da figura humana, no cours du soir da place des Vosges, ao lado do hotel onde viveu o escritor Victor Hugo, em Paris.

Ingressou na Ensb-A de Paris em desenho, no atelier de Mme. Poncelet, onde trabalhou durante um ano desenhando modelos ao vivo, trabalho que continuou nos anos que seguiram no atelier de anatomia artística, com Mr. Débord. Deu continuidade aos desenhos de retratos em começo de carreira, e de projetos para painéis em cerãmica, pintura, vitrais, e em outras técnicas.

O desenho é a base de toda e qualquer obra de arte. Por esta razão, por funcionar como estrutura, é essencial para a composição e criação de pinturas, esculturas, gravuras, vitrais. Sérgio Prata ensina conhecimentos de desenho da figura humana no livro Anatomia Artística, e no CD-Rom Anatomia, Técnicas e Composição.



"Justiça" - desenho preparatório para quadro de coleção particular.

 

Desenhos - projetos de obras de Sérgio Prata. 

 

agraria

Estudo para o afresco da Faculdade de Agronomia, de Curitiba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

potesnetuno

Estudo para tela de Netuno.

sketch



 

Estudo para tela dos corredores. corredores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também os retratos feitos pelo artista, e alguns nús artísticos feitos com modelo ao vivo.

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br