homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato















Aquarelas

taizé
Pintando uma aquarela da capela de Taizé, na Borgonha, França 2008.

Muitos pintores, alguns deles experientes aquarelistas, acreditam que a aquarela é feita com pigmentos e goma arábica. A fórmula da aquarela é mantida a sete chaves pela indústria de tintas.
Sérgio Prata, pesquisando nos atelieres da ENSB-A de Paris, chegou até uma fórmula que permite ao artista fluidez, transparência e elasticidade.
Manipulando da fórmula em atelier, obtemos uma aquarela agradável, e melhor do que isto, compreendemos o sentido da presença dos diversos constituintes da fórmula na pintura.

aquarelaA fórmula da aquarela, desconhecida pela grande maioria dos artistas, possui ingredientes acessíveis, com os quais você pode fazer a sua própria tinta de aquarela, em seu atelier. 

A fórmula da aquarela é mantida em segredo pelas indústrias, que lucram muito com a venda de materiais artísticos.
Ao contrário do que muitos crêem e publicam, a verdadeira fórmula da aquarela não utiliza a goma arábica. A goma arábica não possibilita a transparência típica da aquarela.

A goma adragante, também conhecida como tragacanto, possui as características de transparência, e certas particularidades interessantes, como a perda do poder adesivo após a sua secagem. 

A fórmula da aquarela, a manipulação do aglutinante, e dicas de manuseio e realização de efeitos especiais podem ser vistos no DVD "Técnicas de Pintura "de Sérgio Prata. O CD-Rom apresenta um farto material sobre esta técnica.

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br