homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato















Painel em cerâmica para Igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia.

Nas fotos desta página, você pode ver a realização da pintura de um painel em cerâmica para o nicho central da fachada da Igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia, do Engenho Novo, Rio de Janeiro.

Frei José, responsável pela encomenda, pediu ao artista a imagem em sua iconografia tradicional, onde a correia utilizada pelos Agostinianos é segurada pela mão do menino Jesus.

A transferência é feita à lápis sobre as cerâmicas numeradas, dispostas sobre um grande cavalete de madeira.

Em seguida, as cores de glasuras são escolhidas, empregando pigmentos próprios para porcelana, que se fixam durante a queima, realizada a 850 graus, no forno do atelier.

Nesta obra, um material nobre será empregado: os filetes e aplats de elementos fitomórficos do manto de Nossa Senhora serão realizados com pintura à base de ouro, em dissolução que varia de 8 a 12 % no diluente.

As etapas do trabalho: as cores de base começam a ser colocadas, em forma de glasuras sobre o suporte de cerâmica.

Em seguida, os valores de luz e sombra são pintados, nos mantos e nas figuras. Pouco a pouco a obra começa a ter profundidade. O emprego de um aglutinante à base d´água permite menor toxicidade durante o trabalho de pintura das peças. Isto é um grande alívio, ficar livre dos cheiros dos solventes, da terebintina.

Junho de 2012.

 

Conheça outros painéis em cerâmica realizados pelos artista.

 

Certas cores, como o vermelho e alguns violetas, tem que ser queimadas na temperatura correta. Bastam 20 graus a mais, e elas se perdem ... Os vermelhos precisam de temperaturas mais baixas, senão, simplesmente desaparecem, queimam-se.

Nas artes do fogo, como o vitral e a cerâmica, a gente só vê o resultado definitivo após a queima.

 

Agradecimentos ao Pe. Zezinho, Frei Valter e os demais irmãos Agostinianos, que nos acolheram com amizade e alegria, durante a instalação do painel.


A inauguração do painel acontece no dia 9 de setembro de 2012, na festa da Padroeira.

 

Um grande andaime, para a instalação do painel. Mais um pouco de alpinismo ...

O Paulo, que já conduziu muitos trens até a Central do Brasil, e também já instalou os painéis em cerâmica da Igreja Nossa Senhora das Graças e da capela Santa Rita de Cássia, de Marechal Hermes, cuidou da instalação desta obra no seu local definitivo, acima da porta central, com a ajuda do Albino.

O Pe. Zezinho disse que as cores do painel brilham com o sol, e que a obra instalada fica mais bonita do que as fotos que podemos ver neste site. Ele enviou a foto da obra, que vai ser inaugurada no dia 9 de setembro, durante a festa da padroeira.

Que seja uma festa abençoada !!!

 

Laudate Dominum !!!

 

CARTA DO PADRE ZEZINHO

Bom dia, Sergio !


Estamos todos muito felizes e gratos pela festa da Consolaçāo. O painel da imagem foi o centro das comemorações. Todos elogiaram demais a idéia e a bela realizaçäo do "artista" Sergio Prata...

Iniciamos a festas com a procisäo as 8h. A banda da policia militar tocou o hino nacional e animou com outras músicas a saída. Durante a procisão um carro de som possibilitou que cantores e animadores (frei Emerson) dessem o toque de unidade e participação de todos.

Na volta nos recebeu a banda tocando de novo. (A banda näo pôde entrar na igreja nem ir na procisäo, por normas deles, o resto fizeram direitinho). Fomos descobrindo a imagem, ao som toque dos sinos e do povo......Vi muita gente chorando emocionada.
A seguir foi a procisāo de entrada com o andor de N.Sra, ministros e povo...Hino da Consolačao, Gloria da Missa, e missa festiva...

As pessoas diziam que em muitos anos nāo tinham visto festa igual. Tivemos barracas de comidas ao longo do dia. A Missa da noite foi igualmente animada e festiva, iniciando tbm no pátio da Igreja e entrando com o andor de novo no templo. No final da Eucaristía, fizemos os sorteios que acompanharam às rifas-colaboraçōes para o painel.
Tudo foi possível graças à uniāo e colaboračao de todos.....Como disse na homilia, só uma māe cosegue sentar na mesa à toda a família superando as diferenças e fazendo celebrar em harmonia esses tempos sagrados do nosso viver...

Privilégio nosso ter uma Māe assim.
Cada um foi instrumento , na sua medida, a serviço de tudo o acontecido neste belo dia e na semana de preparaçāo para a festa, durante a novena bem animada pelas pastorais, ministerios de música e liturgia.
A nossa gratidäo a Deus !

A vc Sergio Prata que nos entregou o formosso painel que nestes messes foi fruto das suas māos, e de suas reflexōes. Ao Paulo e sua equipe de pedreiros de Marechal que paciente e dedicadamente o colocaram.
Tenho presentes aos freis agostinianos da comunidade. Aos noviços que estiveram conosco na festa. Ao frei Agenor e frei Alexandre que nos deixaram a bela exposičāo em fotografia de torres de igrejas...
Ao nosso povo da Comunidade Paroquial que peregrina no seu dia a dia conosco sob o olhar da Māe Cosoladora...
Desde já nos preparamos para os 80 anos da Paróquia coincidindo com a JMJ em 2013.

Tenham todos uma feliz semana.

Pe. Frei Zezinho

09 de setembro de 2012.

 

 

 

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br