artista  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato

curriculumprêmios
atelier
fotos
artigos
mídiamúsicas
vídeosentrevistasentrevistas

Curriculum vitae - Sérgio Prata Garcia

Artista plástico especializado em técnicas de pintura, escultor, pintor de obras de cavalete, murais sacros monumentais em encáustica emulsionada e de afrescos, desenhista, iconógrafo e artista sacro, vitralista, mosaicista, gravurista, restaurador de pinturas murais e de vitrais. 

Autor de diversos livros, CD-Rom e DVD, além de cursos on-line de formação profissional em ofícios de arte.

Sérgio é o terceiro dos 7 filhos de Miguel Garcia Alves e Maria de Lourdes Prata Garcia, ambos de Santos (SP). Nascido em 1963 em São José dos Campos (SP) Brasil, onde viveu até 1974, quando sua família mudou-se para Bragança Paulista, onde voltou a residir após estadia de 5 anos para estudos em Paris e de 10 anos de carreira em Curitiba. 

Vencedor do XV Concurso Nacional de esculturas em areia em 1981, organizado pela Air France, no Guarujá SP, com a escultura "Dêem uma chance à paz" (retratando o ex-beatle John Lennon), Prata recebeu como prêmio uma viagem à Paris, iniciando seus estudos artísticos na capital francesa. 

Estudou durante cinco anos na École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris (Ensb-A de Paris), onde se especializou em técnicas de pintura e desenho da figura humana. Teve como principais mestres Mme. Poncelet em desenho da figura humana, Bernard Delamarche em afrescos, Abraham Pincas em técnicas de pintura, Mr. Debord em Anatomia Artística, James Blöede em análise de obras e Bruno Foucart em história geral da arte e história da arte do séc. XX.


De volta ao Brasil desde 1986, realizou centenas de retratos, diversas exposições e vários painéis e afrescos. Residiu em Curitiba até 1996, onde se destaca como pintor de arte mural monumental e autor de livros, cd-rom e vídeo  lançados com o apoio da lei de incentivo à cultura. Estas obras são referência no estudo de técnicas, anatomia e composição entre os artistas brasileiros.

Retorna para Bragança em outubro de 1996 a pedido do Bispo Dom Bruno Gamberini, para pintar obras sacras monumentais nas igrejas da Diocese. Reside em uma chácara de Bragança, onde construiu sua residência e atelier.

OBRAS MONUMENTAIS E ARTE SACRA

Suas maiores obras públicas são os afrescos e painéis murais do Castelo Trevizzo (Santa Felicidade) em Curitiba (PR), da Incepa de Jundiaí (SP), o painel do Shopping Center Novo Batel na cidade de Curitiba (PR), e suas maiores obras de arte sacra são os painéis murais das Igrejas de Nossa Senhora do Desterro de Mairiporã (SP), das Igrejas Santa Terezinha e de São Sebastião de Bragança Paulista (SP), Igreja Cristo Rei de Atibaia (SP), pinturas da Paróquia Universitária da Univap em São José dos Campos e abside da Catedral de Sorocaba (SP), assim como painéis murais em cerâmica em Igrejas do Rio de Janeiro (RJ) e capela Romanica de Barbacena (MG).

PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES

Realizou diversas exposições individuais, sendo que as mais representativas foram: "Homens e Deuses" (grandes telas), "Musas nuas"(nus artísticos), "Olhai os lírios do campo"(pinturas em cera de abelha), "Contrastes" e "Fosforescências" (pinturas fosforescentes), "Icones, tradição e contemporaneidade". 

TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

Prata é atualmente um dos raros artistas a utilizar a técnica milenar do afresco, tal qual era feita no Renascimento. Ao mesmo tempo que leciona técnicas milenares, inovou criando aglutinantes e técnicas inovadoras, como as pinturas visíveis somente ultra-violeta e na obscuridade, obras trifásicas, premiadas na Bienal do México.

Divide atualmente seu tempo executando pinturas de telas, ícones, realizando pinturas murais em Igrejas, ministrando cursos de especialização para artistas e restaurando obras de arte.  

DE VOLTA A PARIS, COMO PROFESSOR
O artista retornou à Paris à convite da Ensb-a, como Professor no atelier de Techniques de la peinture, de abril a Junho de 2002. Em 2006, volta à Bretanha e Borgonha, para visitas à atelieres de artistas. Em 2008, viaja pela Grécia, Itália, França e México.

CURRÍCULO UM POUCO MAIS COMPLETO, MAS NAO TOTALMENTE ...

Nascido no dia 30 de Agosto de 1963 em São José dos Campos (SP), Brasil. Desde menino,  revelou-se desenhista e escultor, sendo incentivado pelos familiares e professores. Participou de concursos de desenho e de escultura, tendo sido classificado por três anos consecutivos para o Concurso Nacional de esculturas em areia, organizado pela Air France e Jornal A Tribuna de Santos.
Em fevereiro de 1981, aos 17 anos de idade, vence por unanimidade de júri e de público o XV Concurso Nacional de Esculturas em Areia com a escultura “Dêem uma chance à paz” retratando o ex-Beatle John Lennon tocando guitarra e tendo uma pomba sob o braço do instrumento. "Prêmio Air France" de viagem à Paris.
Em 1981 é aceito no vestibular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde estuda por seis meses. No dia 15 de julho de 1981, o prêmio Air France de esculturas em Areia o leva a Paris onde passa a residir e estudar. 
Prata embarca acompanhado de Nelson Zéglio, relações públicas da Air France, de João Monteiro Salgado, campeão da categoria senior. Esta primeira viagem internacional mudaria sua vida.

O jovem estudante decide viajar vários países europeus, com o apoio de sua família. Por trem viaja a França, Suiça, Grécia, onde atinge a maioridade em Atenas, Áustria, passa pela Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Espanha e Portugal. 
Inscreve-se no Cours du soir de la Mairie de Paris, tornando-se aluno de desenho e fotografia de Mr. Raveau na bela Place des Vosges, ao lado do hotel onde viveu Victor Hugo. Em outubro de 1981 é aceito na École Nationale Superieure des Beaux Arts de Paris e na École des Arts Décoratives optando pela primeira, onde ingressou no atelier Poncelet (desenho da figura humana) e completou os estudos de matérias curriculares como História Geral da Arte e História da Arte do séc. XX com Mr. Bruno Foucart, História das Civilizações com André Kaspi, Elementos de Arquitetura com Mr. Marchand, Análise de obras e composição no museu do Louvre com James Bloede, Psicologia da Arte, Morfologia humana e animal com Mr. Debord, Fundição do Bronze, Vitral, Mosaico, Tapeçaria, etc.

Foi orientado por artistas famosos, como Pierre Alechinsky, do grupo Cobra, e conheceu Paul Boury, o escultor César, Fabio Rietti e conviveu com artistas europeus e de diversos países.
Seduzido pelas belas pinturas murais européias, em outubro de 1983 transfere-se para o atelier de afrescos de Mr. Bernard Delamarche onde inicia seus primeiros trabalhos, estudos de Giotto e Botticelli. Inicia a realizar pequenos afrescos para capelas, na França e no Brasil.
É aceito no concorrido atelier de Técnicas da pintura de Mr. Abraham Pincas que, ao lado de Mr. Petit,  fisico-químico do Centre National des Recherches Scientifiques, desenvolve trabalho teórico e prático com 20 alunos selecionados entre 300, provenientes de diversos países.

Neste atelier aprendeu na prática e teoria todas as técnicas empregadas na história da Arte, tendo sido escolhido por seu professor para preparar seus suportes em marouflagem com um técnico do Museu do Louvre.
Apesar do sucesso nos estudos, o governo Brasileiro não oferece bolsa de estudos ao único aluno Brasileiro na Ensb-a de Paris, apesar das insistentes cartas de Professores e do diretor da escola. O artista vê-se obrigado a trabalhar em diversas atividades, tendo feito centenas de retratos de turistas no Centro Georges Pompidou. O Rotary Club de Paris, a pedido do Rotary Brasileiro, oferece duas curtas bolsas de estudo, assim como a Fundação Hostater, norte-americana, permitindo ao estudante terminar seus estudos.
Antes de retornar ao seu país, Prata expõe suas obras em duas individuais na França.

De volta ao Brasil no dia 3 de janeiro de 1986, expõe em Bragança Paulista, Santos e Curitiba. Logo após a exposição de Curitiba, suas obras são roubadas, sendo que o artista é obrigado a cancelar a exposição prevista para o Rio de Janeiro. Começa a fazer retratos para ganhar tempo suficiente para produzir novas obras e assim se instala em Curitiba, onde residem na época, dois de seus irmãos.

Na capital Paranaense exerceu diversas atividades no campo das artes plásticas, destacando-se como retratista, professor de técnicas de pintura e anatomia artística e como pintor de afrescos, telas e painéis em encáustica e cerâmica na cidade de Curitiba, Paraná, onde fixou residência durante 10 anos.
Suas obras públicas mais conhecidas em Curitiba são as cerâmicas do Shopping Center Novo Batel e os afrescos do Restaurante Castello Trevizzo, em Santa Felicidade.

Exerceu igualmente atividades de gravura em metal, que estuda com a norte-americana Ângela Baggentoss, litogravura e linóleo nos ateliers do Solar do Barão em Curitiba, além de esculpir em mármore, argila e bronze no atelier de Elvo Benito Dammo, no Centro de Criatividade São Lourenço em Curitiba. Em 1994, passa a criar através da computação gráfica.

Em 1996 tem a chance de viajar na Argentina e no Chile, visitando Museus nos dois países.

A carreira de sucesso em Curitiba foi interrompida por um telefonema de Dom Bruno Gamberini, Bispo da Diocese de Bragança Paulista, que convida o artista a pintar a Igreja de Santa Terezinha. A chance que o artista esperava a tanto tempo finalmente lhe é concedida.

Desde outubro de 1996, Prata dedica a maior parte de seu tempo à pintura de capelas e Igrejas, tendo realizado as pinturas da Igreja Santa Terezinha de Bragança Paulista, de Nossa Sra. do Desterro em Mairiporã e do Cristo Rei em Atibaia, cidades do interior do estado de São Paulo.

Paralelamente, leciona para artistas. Escreveu 2 livros para artistas profissionais, um CD-Rom e um vídeo com informações profissionais para artistas, sob o patrocínio da lei de incentivo à cultura da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Escreveu 3 livros para-didáticos editados pela Editora do Brasil. Em 2007 inicia a autoria de cursos on-line, em parceria com teólogos, iconógrafos, vitralistas, historiadores e técnicos de pintura, levando conhecimentos até os artistas Brasileiros.
 
Em 1997, sua exposição Fosforescências na Galeria Dell'Arte, em Curitiba, recebe aclamação de público e de mídia. 
Convidado para representar o Brasil na edição da agenda Internacional de Arte, Prata embarca para o Canadá, com o Patrocínio da Canadian Air e visita Montreal, Quebéc e Toronto, durante viagem de 21 dias. Na abertura da exposição coletiva, na Harrison Galeries, Sérgio é convidado a falar diante de uma platéia formada por empresários, políticos, artistas e colecionadores de diversos países. Entre os famosos presentes, estava presente a familia da cantora Celine Dion.

Volta à França entre Abril e Junho de 2002, onde realiza palestra na Ensb-a de Paris e atualiza conhecimentos ao lado de Abraham Pincas (técnicas de Pintura na Ensb-a), James Bloedé (Composição de obras de Arte no Museu do Louvre), Hélène Iankoff (atelier de Icones) e de outros mestres de escultura, afresco e mosaico em Paris e de vitrais em Chartres. Na oportunidade visita Igrejas, Basílicas, Museus e Castelos das regiões do Rio Loire, Bretanha, Pais Cátaro, Cote d'Azur e Borgonha.

Em 2006 retorna novamente à Europa, visitando atelieres, indústria e museus na Bretanha e na Borgonha.

Em 2008 visita os mosteiros da Grécia, as pinturas rupestres da Dordonha e outros museus da França, em pesquisa técnica e artística. Em 2008, recebe um prêmio de pintura na Bienal do México.

De volta ao Brasil (novamente e não se sabe até quando), o artista já perdeu a conta das obras que fez, nas duas ou tres dezenas de igrejas que pintou nas diversas técnicas, nas entidades, espaços públicos e coleções privadas para quem trabalhou, nos seus mais de 30 anos de carreira.

Este curriculum foi atualizado até 2007, 2008, sendo que as demais obras, posteriores a estes anos, estão publicadas neste site.



EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

Setembro de 1983, Galeria Nirceu Artes - Bragança Paulista (SP) - Paisagens, aquarelas e nus.
Agosto de 1985, Chateau de Chamarande - Essonne - França - Nus, paisagens e retratos.
Dezembro 1985, Mairie d’Etrechy - França - Mitos e lendas do Brasil - pinturas e desenhos.
1986 - Galeria Nirceu Artes - Bragança Paulista (SP) - Pinturas e desenhos recentes.
1986 - Maio - Aliança Francesa de Santos (SP) - pinturas e desenhos figurativos e expressionistas.
1986 - Junho - SESC de Curitiba (PR) - Expressionismo antropofágico, primeiras obras retratando as impressões do retorno ao Brasil que, logo após serem expostas, foram furtadas do artista, que viu-se obrigado a cancelar exposição no Rio de Janeiro.
1990 - Setembro - Exposição “Homens e Deuses” - SESC de Curitiba (PR) - 15 telas grande formato (1,15 x 1,95 m), pintadas em acrílico, c.m.c. e técnica mista.
1991 - Março - Exposição “Musas Nuas” - SESC de Curitiba (PR) - 40 Nus artísticos em pastel seco e crayon. Exposição itinerante para 7 cidades do interior do estado do Paraná.
1992 - Junho - Exposição “Homens e Deuses”, e pinturas recentes na Universidade São Francisco de Bragança Paulista (SP).
1993 - Dezembro - Exposição “Olhai os lírios do campo”- 40 pinturas em encáustica sobre tela, no Espaço Brotto - Dell'Arte - Curitiba (PR).
1997 - Abril - Exposição “Contrastes” no Hotel Hilton de São Paulo (SP) ao lado de Solange Benevento - pinturas fosforescentes, uma vez apagadas as luzes, as pinturas se acendem, desvendando outras formas.
1997 - Junho/ Julho - Exposição “Contrastes” no Restaurant Le Bistroquet”, de Bragança Paulista (SP).
1997 - Setembro/Outubro - Exposição “Fosforescências”na Galeria Dell’Arte de Curitiba (PR).
2002 - novembro/dezembro - Exposição "Icones, tradição e contemporaneidade" na dida Decorações, Bragança Paulista (SP) Brasil.
2008 - Exposição Trifásicas, no Museu do Telefone, em Bragança Paulista SP
.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

1985 - Salon d’Etampes - Essonne - França.
1987 - Salle Polyvalente de Linas - Essonne - França.
1987 - Curitiba Arte 3 - Teatro Guaíra - Curitiba (PR).
1988 - Agosto - Prefeitura de Bragança Paulista (SP).
1990 - Agosto - Galeria Baobá - Paranaguá (PR).
1990 - Curitiba Arte 6 - Teatro Guaíra - Curitiba (PR).
1991  Galeria Nini Barontini - Curitiba (PR).
1991 - Salão de Arte Sacra da PUC de Curitiba (PR).
1992 - Salão de Natal da Caixa Econômica Federal - Curitiba (PR).
1997 - Coletiva de lançamento da Agend’art Internationalle na Harrison Galleries de Montreal, Canadá.
2000 - Coletiva Vinharte – exposição temática sobre o vinho, na Sociedade Brasileira de amigos do vinho (SBAV), em São Paulo.
2001 - Coletiva sobre São Francisco, na USF de Bragança Paulista (SP). Sua tela integra o livro lançado de Leonardo Boff, sobre o Santo de Assis.
2001 - Exposição com Bertolacini e Djalma Fernandes na Renault de Bragança.
2008 - Exposição dos artistas Bragantinos no Museu Russomano, em Bragança Paulista SP.

PERFORMANCES
1983 a 1985 - Retratos artísticos - Centro Georges Pompidou - Paris - França.
Junho de 86 à  julho de 87 - Páscoa de 88 - Julho  de 89 a 90 - Retratos artísticos com modelo vivo no Shopping  Mueller - Curitiba (PR).
Fevereiro de 97 - Shopping Miramar de Santos (SP).
Junho de 87 - Shopping Iguatemi de São Paulo (SP).
Maio de 87 - Pintura em 4 minutos para 400 pessoas - Clube Santa Mônica, Curitiba (PR).
Abril de 1988 - Pintura para a ecologia com o grupo Tupinãodá - Bragança Paulista (SP).
Maio de 1994 - Pintura em homenagem a Ayrton Senna - Exibida pelo SBT do Paraná.
Agosto de 1995 - Retratos na Feira Made in Brazil - Centro de Convenções de Salvador - Bahia.
Novembro de 2002 - Atelier de escultura em Argila para diretores da empreiteira Camargo Correia, durante palestra realizada pelo Dr. Eugenio Mussak. Hotel Rancho Silvestre, Embú SP.
2006. Execução de pinturas trifásicas na Bretanha e na Borgonha, França.

RESTAURAÇÕES
Julho de 1991 - Pinturas da casa das pinturas de Santa Felicidade, reintegração de afrescos.
Março de 1995 - Fachada da Livraria Ghignone da Rua XV, em arriciato e encáustica, Curitiba.
Julho-Agosto de 1995 - Restauração de faixas decorativas do colégio Santa Maria, Curitiba (PR).
1995 - Restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Bragança Paulista (SP), análise técnica para a reintegração de camada pictural, refaceamento e restauro, realizados em equipe com o restaurador Nirceu Helena e o arquiteto Mauro Prata.
1997 - Restauração do retrato de Dom José Maurício da Rocha, datado de 1933, pintura de Rocco.
2000 - Restauração de pintura mural em residência particular, do inicio do século, com autor desconhecido. Bragança Paulista (SP)
2001- Diagnóstico das pinturas murais para a restauração da Basílica Nacional de Aparecida.
2004 - Restauração dos vitrais e pinturas da Igreja do Rosário, de Bragança Paulista. 
2004 - Restauração das pinturas murais da capela da Santa Casa de Bragança Paulista.

2005 - Restauração das pinturas murais da Igreja Nossa Senhora das Graças, em Marechal Hermes, Rio de Janeiro. 

ATIVIDADES NO ENSINO
1986 - Técnicas de pintura - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.
1987 - Maio - Anatomia  e desenho da figura humana - Espaço Escola de Arte-Curitiba.
1989 - Fev/Junho - Aulas de artes para alunos do Instituto Thomas Cruz - Mairiporã (SP).
1989 - Maio/Junho - Análise de obras - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.
1990 - Agosto - Anatomia Artística e Figura Humana - Museu Guido Viaro - Curitiba.
1991 - Março - Técnicas de Pintura -SESC de Curitiba.
1991- Maio - Desenho da Figura Humana - SESC de Curitiba (PR).
1991 - Agosto e Setembro - Técnicas de Pintura - Museu Alfredo Andersen - Curitiba.
1992 - Setembro - Desenho da figura Humana - Atelier da Prefeitura de Maringá (PR),  convidado da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná.
1993 - Agosto a Novembro - Desenho da figura humana - Solar do Rosário - Curitiba.
1994 - Março a Abril - Técnicas de Pintura - Atelier Sinequanon - Curitiba.
1995 - Junho - Técnicas de Pintura - curso organizado pela Coral e I.A.B. de Aracajú - SE.
1995 - Maio - Técnicas de Pintura - curso ministrado para a Secretaria de Cultura de Santos SP.
1996 - Junho - Técnicas de Pintura - Atelier Benevento - Vila Mariana - São Paulo.
1999 - Aulas particulares de técnica de afrescos em seu atelier - Bragança Pta SP.
2000 - Maio - aulas de pintura mural para alunos do 1o. curso de técnicos em restauração de pinturas murais, curso organizado pela Universidade Federal do Paraná. Rio Negro (PR).
2000 – Junho, Julho e Agosto - Técnicas de Pintura - Atelier Benevento - Vila Mariana - São Paulo.
2001 – Janeiro, fevereiro - Curso de aprimoramento em técnicas de pintura – Atelier rural do artista – Bragança Paulista (SP).
2001 – Julho – Curso de técnicas de Pintura, para professores do Atelier Reinis, em São Paulo 
2001 - Setembro - Professor da oficina de artes e palestrante para 50 professores de Artes no seminário Parâmetros Curriculares Nacionais e Macro Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, na Universidade do Professor, em Faxinal do Céu, Paraná. 
2002 - Cursos particulares realizados no atelier do artista, para diversos alunos e artistas. Curso de vitral básico com Rogério Baggio, de Curitiba.
2003 - fevereiro - Curso de afresco e encáustica para Wassily Misnk (Russia) e Milan Yovanovich (Croácia) no atelier do artista.
2004 - ministra cursos em seu atelier, para a artista Virgínia Revuelto (Argentina) e Daniela Collins (EUA).
2005 - ministrou curso de grisalha e de cores de cimentação - técnicas de pintura avançadas de vitral, para Atelier Ton Geuer, de Campinas (SP), em parceria com a vitralista francesa Clotilde Gontel, formada pela École Nationale Superieure des Arts Applíquées et Métiers d´Art de Paris.
2007 - Elabora os cursos on-line, para levar conhecimentos de ofícios de arte a todos os internautas, e mantém cursos presenciais em seu atelier.



AFRESCOS NA TÉCNICA RENASCENTISTA - ARRICIATTO E INTONACO
1983 -"Nossa Sra. de Guadalupe" - Capela da Comunidade de Cachan - França.
1983 - Capela da fazenda duplo S- Bragança Paulista (SP)- "Cristo ressuscitando". Demolido.
1983 - Afresco para a Igreja da comunidade Assuncionista  de Campinas (SP) -"Cristo".
1991 - Afresco para o Museu Alfredo Andersen - Curitiba (PR) - demolido.
1992-93 - Afrescos do Castelo Trevizzo - 40 m² - Batalha, cavaleiro medieval e grande afresco da colheita da uva, fabricação do vinho e festa italiana - Santa Felicidade- Curitiba.
1993-Afresco para Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná - comemorativo dos 75 anos da Faculdade de Agronomia.
Julho de1995 - Afrescos para a Academia de Musculação da Escola de Natação Amaral.
1997 - Os sete anjos - afresco para a chácara sétima morada, da família do artista, Bragança Paulista SP.
1998-2006 – Executa diversos afrescos, lecionando em cursos de técnicas de pintura, para estudantes e artistas, em seu atelier.
2007 - julho, curso de afrescos aplicados em arte sacra no atelier Agios Mandylion
2007 - inaugurados os cursos de afrescos no novo atelier, primeiro a ensinar esta técnica durante todo o ano, no Brasil.


PAINÉIS EM TÉCNICAS DIVERSAS

1988 - Painel de pintura acrílica para Domínio SkatePark de Atibaia (SP) - já demolido.
1991 - Pequeno painel para o Restaurante Famiglia Fadanelli - Santa Felicidade - Curitiba.
1992 -  Trompe l’oeil para a loja Polo-Polo - Projeto de Washington Fiuza - Curitiba.
1991/92/93 - 60 m² de pinturas em acrílico e encáustica para o Castelo Trevizzo (Santa Felicidade) - Curitiba.
1993 - Painel de 50m² para área de alimentação da indústria Berneck - Araucária PR.
1993 - Orientação da pintura do espaço de alimentação de Washington Fiuza na Primeira Mostra de arquitetos e decoradores de Curitiba.
1994 - 54 m² de painel em cerâmica para o Shopping Novo Batel - Curitiba (PR).
1994 - Painel em cerâmica para a Casa de Carnes Santa América - Batel - Curitiba.
1994 - Painel em pintura Trompe-l’oeil para a residência da família Callicetti - Curitiba.
1994/5 - Pintura da capela particular de Célia Marques e Paulo de Tarso - Curitiba.
1995 - Faixas decorativas pintadas para o Restaurante Le Doyen do Hotel Slaviero - Curitiba.
1995 - Painel em cerâmica de 40 m² para a Incepa de Jundiaí - "Homenagem aos trabalhadores da Incepa" e "Evolução do banho na História" destinados à decoração do restaurante e hall da empresa.
1995 - Painel em cerâmica - "Nossa Senhora Aparecida" - para capela de mesmo nome em Campo Largo PR.
1995 - Painel em cerâmica - "O trabalho da madeira" - para indústria Movax de Araucária - PR.
Outubro de 1996/março de 1998 e janeiro/julho de 2001 - Pinturas artísticas da Igreja de Santa Terezinha em Bragança Paulista (SP). É o primeiro artista a criar pinturas fosforescentes e fluorescentes na Arte Sacra. Uma vez apagadas as luzes da Igreja, aparecem anjos e o Santo Sudário na Igreja, sobre a pintura visível durante o dia.
1998 - Pinturas artísticas para a Igreja de Nossa Senhora do Desterro de Mairiporã.
1999 - 2000 - 93 metros quadrados de painéis murais de arte sacra para a Igreja Cristo Rei de Alvinópolis, Atibaia SP.
2000/2001 – Conclusão dos 6 painéis de pinturas murais sacras da Igreja Santa Terezinha em Bragança Paulista (SP).
2002 a 2005 - Painéis para diversos clientes e Igrejas do estado de São Paulo.
2006/2007 - Painéis para a Igreja Santo Expedito, de São Paulo.
2007 - Pintura da abside da Catedral de Sorocaba.

2008 - Pintura do painel central da Igreja Nossa Senhora Aparecida, e, Bragança Paulista (SP).



PALESTRAS
1985 - Outubro - Restaurante Pavillon Dauphine - editada - Rotary Club de Paris - França.
1985 - Novembro - Rotaract de Paris - França.
1995 - Junho - Técnica e obras -  I.A.B. de Aracajú - Sergipe .
1997 - Dezembro - Técnicas e obras - Livraria Melhoramentos - São Paulo SP
1999 - Técnicas de Pintura - FESB de Bragança Paulista SP. 
2001 - Setembro - Propostas de atividades e abordagens da Arte para a Reforma do Ensino Médio, Universidade do Professor, Faxinal do Céu.

2002 - Maio, Encontro com os alunos da école Sente des Carrières , em Voisins-le-Bretonneux , classe de CM1. Apresentação de slides e exercício de desenho com crianças de 9 anos no 4o. ano da escola primária, n região de Versalhes, a convite da Professora Armelle Mirelli.
2002 - Maio, Conferência para os alunos da École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris, sobre técnicas de Pintura, atelier Pincas.
2002 - Maio, Palestra na industria Sennellier, em Saint Brieuc, Bretanha, ao lado de Jean Roch Sauer, diretor da empresa, para a associação Peintres de Bretagne, na França.
2004 - Outubro, Palestra para os estudantes de Arquitetura e Engenharia da Univap, São José dos Campos. 
2006 - Palestra sobre a composição na obra de Cézanne, ao lado de Jean Roch Sauer (vice-preidente da Sennelier) e Christine de Langle, Cavaleira das Artes e Letras da França, na Galerie de Carantec, Bretanha.
2007 - Palestra sobre afrescos, em São Paulo, atelier To Aghion Mandylion.

Palestra durante o encontro internacional Rio Vitrais.

ANATOMIA, ARTE E CIÊNCIA”, durante o XXVI Congresso Brasileiro Anatomia, em Curitiba PR

Afrescos, na Fiocruz, no Rio de Janeiro.

A Produçao dos vidros soprados para vitrais, com o Presidente da Lamberts Glashütte, da Alemanha, no atelier.

 

ATIVIDADES NA INTERNET

1996 - Em outubro inaugura seu site trilingue na internet, sendo um dos primeiros artistas brasileiros a ter uma página pessoal na rede mundial de computadores.
Graças à boa divulgação gerada pelo site, recebe links no site do Vaticano, e passa a colaborar em diversos sites, como Carrefour des artistes, no Canadá e Mundo da Arte no Ceará. 1997 - É escolhido como artista do mês no site “Aliasing Colors” na França. Integra a exposição da RATP sobre o Brasil durante a Copa do mundo.
1988 - É escolhido pela internet para representar o Brasil na Agend’Art Internationalle, editada e lançada em Montreal, Canadá. Viaja Para Montreal e participa da exposição de lançamento, na Harrison Gallerie.
2000 – O site pessoal do artista muda para o endereço www.sergioprata.com.br
2007- Lançamento dos cursos on-line de afrescos, técnicas de pintura, vitrais e iconografia.

Desde então, edita e amplia seu site, e os cursos online, que hoje compõem a enciclopédia online de técnicas de pintura.

ATIVIDADES GRÁFICAS

Ilustrou o livro "Continuando" de Maria de Lourdes Prata Garcia e Maria Edith Prata Real, em 1981.
Trabalhou em 1989 como ilustrador do jornal “A Voz de Bragança”, época em que criou inúmeras ilustrações para artigos deste jornal e o personagem de HQ "Farniente".
1994 - Realização da capa de CD para o compositor Hardy Guedes - Curitiba.
1995 Janeiro - Realização de capas de vídeo e animação em Computação Gráfica para vídeo intitulado “Ensaio para a qualidade total” para a produtora Imaginarte.
1996 - Dezembro - Capa do livro “Provai e vede como o Senhor é Bom”.
1997 - Abril - Capa do Guia “Isto é Bragança” edição bilingue.
1997 - Agosto - Artista representante do Brasil na edição da Agenda Internationalle Artistique de 1998, com tiragem de 5000 exemplares, editada no Canadá e distribuída na América do Norte.
1999 – Design gráfico do CD-Rom e livro Anatomia Artística, de sua autoria.
2002 - Capa do livro "Provai e Vede" e "Entre-laços", de Lola Prata.
2002 - Logotipo para empresa Sapiens.
2002 - Cartão de natal para a comunidade Lareira, de São Paulo.
2003 a 2005 - Diversos cartões, convites e folders são ilustrados com suas obras. 
2007 - Capa do livro Entrelinhas, de Lóla Prata.

AUTORIA DE LIVROS, VÍDEOS E CD-ROM

1995 - Livro “Técnicas de Pintura”, lançado com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba.
2000 - Livro “Anatomia Artística”, lançado com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba.
2000 - Vídeo “Técnicas de Pintura”, lançado com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba.
2000 - CD-Rom “Anatomia Artística, Técnicas de Pintura e Composição de obras de Arte, apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba.
2001 - Livros paradidáticos “Pintar e bordar é só começar”, “A arte de ver com as mãos e com os olhos” e “Fotografia, desenhando com a luz”, integrantes do projeto escola e cidadania, lançado pela Editora do Brasil, segundo os parâmetros da reforma do ensino médio.
2007 - Autoria de cursos on-line de iconografia, vitral, afrescos, técnicas de pintura.
2008 - Lançamento dos vídeos de Técnicas de vitrais, parte integrante do curso on-line de vitrais.

 

ATIVIDADES MUSICAIS

O artista retomou suas atividades musicais, ao montar um homestudio em seu atelier, concretizando um antigo sonho.



OBRAS EM ACERVOS

Retratos em coleções particulares em mais de 20 países dos cinco continentes, devido à sua atividade de retratismo em Paris. Estima-se que executou mais de mil retratos de 1984 à 1990, em pastel seco e sanguíneo sobre papel.
1984 - Rotary Club de Paris - estudo para o quadro Bóias Frias - França.
1985 - Prefeitura de Etrechy - aquarela do Chateau de Chamarande - Essonne - França.
1987 - Coleção Particular do Dr. Eugênio Mussak - “Pescador” e "Corredores".
1987 - Coleção Particular Jane Garcia - desenhos e pinturas - Cascavel -PR.
1990 - Aquisição para o acervo do Banestado - “Agricultor”.
1990 - Coleção Rogério Kfouri - “Cristo” e “Lírios”.
1990 - Coleção Marcelo Krieger - “Ícaro, Ghandi”.
1992 - Coleção Ótica Winnikes - "Alegoria sobre o olhar”.
1993 - Trezentas gravuras adquiridas e presenteadas para os formandos, ex-professores, professores, Diretores e Reitor da Universidade Federal do Paraná, setor de Ciências Agrárias, tema da Agricultura.
1993 - Gravura "O café" para a coleção do Prefeito Rafael Greca e de cinco autoridades internacionais presenteadas pelo mesmo em viagem de visita diplomática.
1994 - Coleção Paulo de Tarso e Célia Marques - “Narciso” e "Corrida".
1994 - Coleção do industrial Max Veille -“Véu” e “Sonho” - Acrílico e encáustica - Curitiba.
1994 - Gravura “Justiça” comemorativa da formatura dos alunos da Faculdade de Direito de Curitiba, presenteada aos 13 professores, no dia 22 de dezembro, no Teatro Guaíra.
1995 - Retratos em óleo sobre tela para coleções particulares: Lucia Françolin e Dalete Barros.
1997 - Gravura “Curitiba” para acervo particular de Jorge de Cunha Lima, presidente da TV2 Cultura de São Paulo.
1997, Junho - Gravura “Curitiba” oferecida pelo empresário Sr. Luis Celso Branco, cônsul do Chile em Curitiba, para o Imperador Akihito do Japão, na visita oficial do imperador ao Brasil.
1997, Grande tela d’aprés paisagem do retrato de Mr. and Ms. Andrews de Gainsborough para residência particular em São Paulo, encomenda da Galeria André de São Paulo.
1997, Junho - Tela “Lua”e “Narciso II”, coleção particular de Reinaldo Sperandio.
1997, Julho - Pintura “Cocktail na Brunella” d’aprés Ferdinand Brush, medindo 4,05 X 130 metros para a nova Confeitaria Brunella do Shopping Morumbí de São Paulo, projeto do escritório Washington Fiuza.
1997, Julho - Retrato oficial de Dom Lafayette, para a Cúria Metropolitana de Bragança Paulista SP.
1997, Agosto -"Madonna", coleção Giovanni Di Cola.
2000, Agosto – Telas para colecionador Cláudio Sales (SP) – Telas com três fases, visíveis sob luz normal, no escuro e sob luz negra.
2002, Abril - Retratos para Elza Lattanzi - coleção Particular.
2003, Tela trifásica "O corredor e a luz" para Dr. Eugênio Mussak e Luciana Pianaro, São Paulo.
2005 - tela trifásica para família Richiardone, de Nova York (EUA).
2006 - Tela Le couple, para Jean Roch Sauer, vice-presidente da Sennelier e Raphael, Bretanha, França.
2007 - "Le clowns" para Dalva, Salvador, Bahia.
2007 - "L´ange offre son coeur" para Betânia Lima, Salvador, Bahia, Brasil.
2007 - "Alegorias das velas", díptico, para Dr. Arnaldo La Salvia e Vanilda, Bragança SP.
Muitos colecionadores particulares possuem obras de Sérgio Prata, sendo que as acima citadas são as de maior relevância até o instante.

ENTREVISTAS NA TELEVISÃO EM REDE ESTADUAL

O artista Sérgio Prata concedeu entrevistas em diversas redes de televisão, sendo as principais TV Globo, Sbt, Record, CNT, Gazeta, TV Mulher e TV Cultura, em diversas cidades: sendo as principais: Aracajú, Salvador, São Paulo, Santos, Curitiba, São José dos Campos, Atibaia e Bragança Paulista, durante o lançamento de seus livros, cd e vídeo, em vernissages de exposições, divulgando cursos, lançando painéis e afrescos e inaugurando painéis em Igrejas.
Escultura em areia - Rede Record - Rio de Janeiro RJ - fevereiro de 2003.


ENTREVISTAS NA TELEVISÃO EM REDE NACIONAL

15 de Fevereiro de 1981 - Programa Globinho da TV Globo, quando venceu o Concurso nacional de Esculturas em areia.
1995 - Entrevista no Programa Metrópolis da TV Cultura, quando lançou o livro "Técnicas de Pintura", na Livraria Cultura, de São Paulo.
Outubro de 1997. Entrevista para Ogier Bouc, na CNT, no dia do vernissage da exposição "Fosforescências", na Galeria Dell'Arte de Curitiba (PR).
Outubro de 1997. Entrevista para o Bom Dia Brasil, da Rede Globo, sobre as pinturas Fosforescentes, expostas em Curitiba.
2000. Entrevista na Rede Gazeta, sobre o lançamento do vídeo, CD-Rom e livro, realizando desenho ao vivo de bailarina.
Julho de 2001. Entrevista para Clodovil na Rede Gazeta, sobre desenho de figura humana, com realização de desenhos ao vivo, com pose da modelo Terezinha Malaquias. 
22 de Setembro de 2001 - "A arte sacra de Sérgio Prata"- TV Canção Nova, 37 minutos, entrevista veiculada na TV e on line no site na emissora.
Agosto de 2002 - "Pintura de Ícones"- entrevista na TV Canção Nova.
Julho de 2003 e abril 2004 - entrevistas projeto de arte sacra para a Univap - Rede Vida.
2004 - Entrevistas para a TV Univap.
7 de maio de 2005 - artista apresentado no quadro "Filho da Terra" - TV 2 Cultura.
2015 - Matéria sobre iconografia na TV Aparecida.

COMPETÊNCIAS EM OUTRAS ÁREAS

1980 - Curso de Sindonologia. Estudo do Santo Sudário de Turim.
1981- Curso de Técnico em Edificações, Colégio Sagrado coração de Jesus, 1981. 
1987 - Curso preparatório para o Banco do Brasil: Matemática Financeira, Contabilidade, Português, com Júlio Cunha, em São Paulo. 
1997-2000 - Curso Teórico e Prático de Piloto Privado de Avião no Aeroclube de Bragança Paulista (SP), Licença Piloto Privado de Avião Monomotor Terrestre, obtida em Agosto de 2000. 

2008 - Curso teórico para Piloto Comercial IFR.

OBRAS E ATIVIDADES MAIS RECENTES

Outubro de 2001 a janeiro de 2002 - Painel mural e Ícone para a Igreja São Sebastião, em Bragança Paulista (SP). 
Janeiro/março de 2002. Pintura da Capela de São Francisco para Igreja Cristo Rei de Atibaia SP, 14 m2.
Março de 2002 - Ícone do Cristo Ressucitado para Padre André Zago, Pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Bragança Paulista (SP).
Março de 2002 - Retrato das irmãs Ariela e Mariah, filhas do casal Ariel Baratella e Elsa Lattanzi, medindo 2,60 m X 1,00m. Coleção Particular.
Julho/Dezembro 2002 - Projetos de telas, murais e capelas para clientes diversos. Atelier de escultura em argila para empresários da Camargo Correia e da Bayer.
Jan/Fevereiro 2003 - Escultura em areia para campanha contra a dengue, em Ipanema e Copacabana, Rio de Janeiro, ao lado do artista Russo Wassily Minsk e do Croata Milan Yovanovich.
Fev/Março 2003 - Pintura de tela trifásica para o colecionador Eugênio Mussak.
Abril de 2003 - Pintura de painel mural em encáustica para a capela Santa Suzana, Morumbí.  Exposição dos projetos de Arte e desenhos de Anatomia, na Universidade São Francisco, de Bragança Paulista (SP). 
Abril/maio 2003 - Lançamento do vídeo de Arte sacra contemporânea e do projeto de arte sacra para a Univap, Universidade do Vale do Paraíba. 
Junho/Julho/Agosto 2003 - Pintura do painel mural em cerâmica de 40 m2. para a fachada da Paróquia Universitária Nossa Senhora do Amor da Univap, de São José dos Campos (SP).
Agosto/setembro 2003 - Projeto mural para a Empresa Elétrica Bragantina, em comemoração do centenário da empresa.
Outubro 2003 - Lecionou curso de iconografia na Igreja Nossa Senhora do Paraíso, em São Paulo, ao lado da iconógrafa francesa Hélène Iankoff.
Novembro 2003 - Painel em homenagem ao criador do logotipo das Equipes de Nossa Senhora, na Univap, 72 m2.
Novembro 2003 a fevereiro de 2004 - Painel central da nave da Paróquia Universitária da Univap, 20 m2.
Abril a julho de 2004 - Restauração das pinturas murais da capela de Santa Paulina, na Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista SP, com sua equipe de restauro.
Maio e junho de 2004 - Restauração de Vitrais da Igreja Matriz de Socorro SP.
23 de julho de 2004 - Sérgio Prata recebe a Comenda Antônio Pires Pimentel, uma homenagem (aprovada por unanimidade pelo Conselho) do município de Bragança Paulista ao artista pelos serviços prestado à arte e cultura.
Agosto a Outubro de 2004 - Painel da Transfiguração de 72 m2 para a capela do Santíssimo da Igreja Nossa Senhora do Amor, na Univap, São José dos Campos SP.
Outubro a novembro de 2004 - Anjos músicos, capela Nossa Sra. do Amor, Univap. São José dos Campos (SP). 
Março de 2005 - Tríptico para residência de família de José Geraldo e Maria José Almeida, de São José dos Campos SP.
Abril a junho de 2005 - Vitrais e painel para o Hotel Platanus, de Campos de Jordão SP.
Julho a dezembro de 2005 - Vitrais para o alpendre da Pinacoteca Benedito Calixto de Santos SP.
2006 - Pinturas na Bretanha e Borgonha, em viagem de estudos e pesquisa.
2006-2007 - Pinturas para a Capela Santo Expedito, da Capelania da Polícia Militar de São Paulo.
2007 - Pintura da abside da Catedral de Sorocaba (SP).
2008 - fevereiro à outubro - Pintura de uma Santa Ceia para Igreja Nossa Senhora Aparecida, de Bragança Paulista, medindo 3,75 metros X 6,00 metros. Inauguração prevista em outubro de 2008.
2008 - Janeiro - Lançamento de novos cursos on-line.
2008 - Pintura do painel central da Igreja Nossa Senhora Aparecida, de Bragança Paulista SP.
2008 - Viagem cultural na França, visita da gruta de Lascaux, passagem pela Itália e viagem na Grécia, pesquisa de iconografia nos mosteiros do Monte Athos.
2008 - Preparação da segunda edição ampliada do livro Técnicas de Pintura. Prazo de lançamento: dois anos.
2008 - Prêmio de pintura na Bienal de Chapingo, no México.

2009 - Lançamento do novo site do artista e do projeto enciclopédia on-line de Técnicas de Pintura.
2009 - Janeiro - Execução de três ícones e um afresco para coleção particular José Eduardo de Mello Barboza.
2009 - Fevereiro e Março - Dois vitrais para capela particular da residência de Marilena Aparecida Silveira, de Atibaia (SP).
2009 - Março - ação publicitária, orientação de esculturas em areia, para logotipos observados a partir do céu, em Florianópolis.
2009 - Maio e Junho- Execução de painel artístico digital para decorar espaço interno do Centro Cultural da cidade de Junqueiro, no estado de Alagoas.
2009 - Julho - o artista leciona diversos cursos presenciais de técnicas de pintura, organizados no atelier.
2009 - Setembro - Obra leiloada, com o tema do golfe, para campanha de entidade beneficiente.
2009 - Setembro - Evento na semana do Farmacêutico.
2009 - Agosto/setembro - painel em cerâmica para Capela do Bairro Arara dos Mori, em Bragança.
2010 - Cursos presenciais de afresco, iconografia, óleo, desenho e vitralismo no atelier. Lançamento da segunda edição do livro técnicas de Pintura. Pinturas de telas diversas, para colecionadores particulares. Eventos corporativos.
2011 - painéis em cerâmica, ícones, telas, cursos presenciais no atelier.

Cristo de Cimabue, para Igreja de Santo André (SP).

Ícones

Ícone de São Damião para capela do Rio de Janeiro

Painel em cerâmica para Igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia, Rio de Janeiro (RJ).

Restauro de vitrais concluído: vitrais da Igreja Nossa Senhora das Graças de Marechal Hermes, Rio de Janeiro (RJ) e Igreja Matriz de Bananal (SP). Junho de 2012.

Família - Escultura em areia - Congresso de Dermatologia 2012.

Vitrais para Igreja São José, de Itaipulândia (PR).

Calendário 2012 da revista O Mensageiro.

Painéis em cerâmica "ORA ET LABORA" para a Igreja São Bento, São José dos Campos (SP).

Restauração dos vitrais da Igreja do Rosário.

Pintura de um ícone do Bom Pastor, para comunidade de Santo André (SP).

Tela com o tema de Nossa Senhora do Desterro, para colecionador particular de Guarulhos (SP).

Restauro de vitrais para a Basílica menor de Botucatu (SP).

Painéis em cerâmica para a capela Santa Rita de Cássia, Rio de Janeiro (RJ).

Vitrais da Ressurreição e da Assunção, para a capela da família Horner.

Vitrais para a capela do Santíssimo da catedral de Sao José dos Campos (SP)

Painel sobre o Cristo Resssuscitado, com anjos, para capela particular.

Vitrais da capela Komorek, Paróquia Sagrada Família, em Sao José dos Campos (SP).

Pinturas e vitrais da Capela Romanica Sao Miguel Arcanjo, de Barbacena (MG).

Sérgio Prata é citado nos dicionários dos artistas plásticos Brasileiros de Júlio Louzada e de Constantino Cury.

Seus livros são adotados em diversas faculdades no Brasil e em algumas escolas, no exterior.

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br